Luis Gustavo Reis
Colunista
Música 22/Jan/2018 às 13:28 COMENTÁRIOS
Música

Forró pé de serra: o ritmo do povo

Luis Gustavo Reis Luis Gustavo Reis
Publicado em 22 Jan, 2018 às 13h28
forro pé de serra ritmo povo nordeste gonzaga
Xilogravura : Regina Drozina @matrizartes

Luis Gustavo Reis*, Pragmatismo Político

Joãosinho Trinta, notório e respeitável carnavalesco brasileiro, dizia que o compromisso do Brasil com o mundo é a produção da alegria. Não obstante as mazelas do país, Trinta vaticinava que o povo brasileiro deixava o mundo mais leve com seu modo de vida.

Do Oiapoque ao Chuí, são várias as manifestações culturais que caracterizam essa terra como celeiro de genialidade. A música é uma dessas manifestações, elemento essencial no cotidiano de milhares de pessoas. A mistura de instrumentos, ritmos, sotaques, fazem da música brasileira admirada em diversas regiões do mundo.

Um dos estilos musicais que cativou o Brasil e se espalhou para outros lugares foi o forró pé de serra. Conjugando os sons emanados da sanfona, as batidas da zabumba e o compasso do triângulo, criou-se um ritmo cativante e envolvente.

Não há consenso sobre a origem do forró, mas seu espraiamento ocorreu pelo país em meados de 1940, período em que Luiz Gonzaga despontou como um dos maiores artistas da música popular brasileira.

Gonzaga costurou o som dos instrumentos às letras elaboradas por Humberto Teixeira, advogado residente no Rio de Janeiro que abandonou os tribunais para se dedicar às composições musicais.

Embora Luiz Gonzaga seja considerado o “Rei do baião” – título atribuído pela contribuição que o pernambucano nascido em Exu deu ao forró – há milhares de outros cantores, compositores e músicos que ficaram no anonimato ou são pouco conhecidos do grande público.

Jacinto Silva, Clemilda, João do Vale, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Genival Lacerda, Dominguinhos, Marinês e sua gente, Abdias, Azulão, Trio Nordestino, Trio Nortista, Os 3 do Nordeste e tantos outros intérpretes deixaram sua marca e fizeram a história do forró pé de serra.

Sem deixar de denunciar os graves problemas sociais, os forrozeiros transformaram em poesia e potência de vida uma realidade marcada pelo descaso, mas recheada de virtude e honradez. Grosso modo, as músicas relatam os eventos do cotidiano do povo nordestino.

Descrevem as características da paisagem sertaneja, explicam as teias de relações e sociabilidades entre os moradores dos povoados, narram os eventos do cangaço e seus protagonistas, enaltecem os bailes regados a música, cachaça, namoros e intrigas. As músicas também criticam os poderosos, o preconceito sofrido pelos migrantes nordestinos em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, além de denunciar a incompetência dos agentes do Estado.

Em uma de suas canções mais ácidas chamada “Eu vou pra lua”, o cantor Ary Lobo dispara:

Já estou enjoado aqui da Terra
Onde o povo a pulso faz regime
A indústria, o roubo, a fome, o crime
Onde os preços aumentam todo dia
O progresso daqui a carestia
Não adianta mais se fazer crítica
Ninguém acredita na política
Onde o povo só vive em agonia

Os versos foram gravados na década de 1960, mas dizem muito sobre o Brasil atual. Um país arrasado pelo avanço do neoliberalismo, devorado pela sanha dos políticos profissionais. São os coronéis e seus capangas do tempo de Ary Lobo, reeditados no século XXI. Desde o tempo em que o coronelismo ruiu como sistema político, seus principais representantes se reinventaram e fundaram milícias poderosas, conhecidas popularmente como partidos políticos.

Leia aqui todos os textos de Luis Gustavo Reis

Já se passaram sete décadas desde que Luiz Gonzaga mostrou aos brasileiros como se dança o baião. Desde então, o ritmo resiste como um dos mais autênticos gêneros musicais, sobrevivendo aos modismos, às súbitas transformações do mercado fonográfico e ao desaparecimento dos seus principais intérpretes.

É o ritmo do povo!”, dizia o velho Ary Lobo. Povo valente, sofrido, complexo, mas sobretudo forte que produz alegria e torna o mundo um lugar menos desconfortável de habitar.

*Luis Gustavo Reis é professor, editor de livros didáticos e colabora para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS