Redação Pragmatismo
Lula 25/Jan/2018 às 23:48 COMENTÁRIOS
Lula

As reações dos políticos brasileiros à condenação de Lula

Publicado em 25 Jan, 2018 às 23h48

Os posicionamentos de algumas figuras políticas nacionais após os desembargadores do TRF-4 confirmarem a condenação do ex-presidente Lula e ampliar sua sentença

reações dos políticos brasileiros à condenação de Lula

Após a Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmar a condenação do ex-presidente Lula e ampliar sua sentença para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado, o mundo político reagiu à decisão. A ex-presidente Dilma, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), entre outros, se manifestaram publicamente sobre o julgamento.

Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ):

“Construí minha carreira combatendo, no campo da política, as teses defendidas pelo ex-presidente Lula e pelo PT. Ainda assim, quem tem responsabilidade pública, em qualquer Nação, não pode estar celebrando o dia de hoje. Na política, o melhor foro de enfrentamento de teses diferentes é a campanha eleitoral. Nela, o veredito é dado pelas urnas. Mas a campanha não começou, e quem se pronunciou hoje foi o Poder Judiciário. É necessário ouvi-lo e respeitá-lo. O resultado do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região deixa claro que o Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente. Toda e qualquer manifestação em relação à sentença proferida hoje, em Porto Alegre, deve respeitar a ordem institucional. Tenho certeza que o Brasil seguirá pacificamente rumo à superação”

Senador Cristovam Buarque (PPS-DF), líder do partido no Senado:

“Eu prefiro não emitir juízo se foi justo ou não. O que eu estou pronto é para avaliar as consequências desse julgamento no futuro do Brasil através da política. Essa situação vai deixar um incômodo dentro do Brasil e uma imagem negativa termos candidato sub judice. Mas é um direito dele [de] ser candidato sub judice. Se eu respeito a Justiça, tenho que respeitar que o presidente Lula entre na Justiça e peça para continuar como candidato mesmo depois de condenado. A lei permite e ele tem o direito de usar esse aspecto da lei”

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT:

“O resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial. Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral. São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016 (…) Não vamos aceitar passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas. Vamos lutar em defesa da democracia em todas as instâncias, na Justiça e principalmente nas ruas. Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto, seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação eleitoral. Se pensam que história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça”

Deputado Jair Bolsonaro:

“O que queremos é o PT fora de combate. Eles fizeram besteira demais. Para mim, vale mais a questão ideológica do que a corrupção. O Brasil ganha com o Lula fora de combate”, declarou para os seus seguidores em vídeo, ao lado do filho Flávio Bolsonaro, deputado estadual.

Senador Álvaro Dias (Podemos-PR), líder do partido no Senado:

“É um julgamento emblemático que pode ter até impacto no processo eleitoral, mas muito mais importante é ser um marco divisor. É um marco do novo rumo para a Justiça brasileira, um avanço histórico para a consolidação para uma nova Justiça onde todos serão iguais perante a Lei. Ninguém acima da Lei, mesmo que seja ex-presidente da República. E em relação às provas? Diziam que não existem provas. O relator apresentou prova a prova com muita consistência referendando a decisão do juiz Moro ainda com maior rigor afirmando que as provas são seguras e, portanto, suficientes para a condenação”

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL:

“A confirmação da condenação do ex-presidente Lula é mais um capítulo dos ataques recentes à democracia brasileira. Apesar da ausência de provas, os desembargadores do TRF 4 aumentaram a pena estabelecida pelo juiz Sérgio Moro para mais de 12 anos de prisão – enquanto figuras como Temer e Aécio, mesmo com abundantes indícios de crime, continuam livres. O PSOL guarda importantes diferenças com Lula e terá candidatura própria nas eleições. Mas repudiamos a condenação sem provas e defendemos seu direito de concorrer. A luta pela democracia não começou e nem acaba aqui. Estaremos juntos nessa batalha, construindo uma alternativa política de direitos para o Brasil”

Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder do partido no Senado:

“A Justiça fez com que prevalecesse a decência ao punir o ex-presidente da República depois de tantos fatos e tantos crimes cometidos. Este é o reflexo que fica: o Brasil se enquadra como uma democracia respeitada onde a lei prevalece independente de poder político ou financeiro. O cidadão sabe que do mais humilde ao mais importante empresário, todos estão sob as mesmas regras e normas que a lei impõe. Este é o ponto alto. Resgatar a decência, a honestidade. É algo histórico e o que precisamos agora é buscar a consciência do eleitor para que tenha em mente que maus políticos não podem mais participar do processo eleitoral. Que a nossa democracia está madura e não permite mais ser subjugada por projetos de poder pautados no populismo e na corrupção. Que esse modelo implantado por Lula no Brasil e que chegou a condição que chegou na Venezuela não vai mais voltar”

Senador Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido no Senado:

“Mais de 70 testemunhas inocentam Lula = apenas 6 parágrafos da sentença de Moro. O próprio TRF4 já disse: Dono é quem tem nome inscrito na propriedade. Ou seja, a dona do Tríplex é a OAS. Defender Lula não é só defender a pessoa de Lula, é principalmente defender a Democracia e o Estado Democrático de Direito. Só a mobilização do povo brasileiro tem força diante de uma justiça parcial. No tribunal ouviu-se sobre Monteiro Lobato, Dostoievski, só não se ouviu de…provas contra Lula”

Prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB):

“O Brasil do bem celebra esse momento histórico. Ao aumentar a pena dada pelo juiz Sérgio Moro, o TRF 4 reforça a culpa do ex-presidente Lula. A Justiça está se cumprindo. A prisão aguarda em breve Luís (sic) Inácio Lula da Silva. Essa corajosa decisão da justiça é um golpe duríssimo no PT e ajuda a fortalecer a esperança de um país mais justo e sem corrupção”

Marina Silva, porta-voz do partido Rede:

“Reitero a nota da Rede de apoio ao trabalho da Justiça e às investigações da operação Lava-Jato, exortando ao avanço de todas as denúncias de corrupção apresentadas pelo Ministério Público, sem nenhuma distinção partidária e ideológica, segundo o preceito constitucional de que todos são iguais perante a lei, base do regime democrático. Apelo também à responsabilidade de todas as figuras públicas e cidadãos diante do momento delicado que vive o país. O primeiro passo é acatar as decisões da Justiça e defender os trâmites de revisão dessas decisões, dentro de critérios técnicos, independente da conjuntura política. Reafirmo, ainda, a urgência de colocar um fim ao foro privilegiado, anomalia que cria diferenças inaceitáveis para a vigência da cidadania plena no Brasil

“Presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), e deputada estadual do partido no Rio Grande do Sul, Manuela D´Ávila:

“A condenação do ex-presidente Lula em segunda instância pelo TRF-4 nesta quarta-feira (24) é um arbítrio, o ponto culminante de um verdadeiro processo de exceção. Desde a primeira instância, o processo foi conduzido sem levar em conta o princípio básico do juiz natural; em nenhum momento foram apresentadas provas de qualquer tipo de que o tal tríplex é de propriedade ou esteve em posse do ex-presidente. Não há qualquer ato de ofício que demonstre que ele beneficiou a empresa em questão, dentre muitas outras inconsistências largamente demonstradas pela defesa. Não à toa o processo movido contra Lula despertou a consciência jurídica nacional e internacional. Alguns dos mais renomados juristas do mundo se pronunciaram sobre o assunto, denunciando o caráter político do processo. Lula foi submetido a um massacre midiático permanente, que buscou jogar lama sobre o seu nome. (…) No momento em que é cometida essa violência contra o Estado Democrático Direito, o PCdoB abraça Lula e a militância do PT, e reafirma a convicção de que deve prosseguir a luta para que as próximas instâncias do Judiciário revertam este arbítrio, permitindo que o ex-presidente dispute livremente as eleições, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras tenham assegurado seu direito de votar livremente”

Dilma Rousseff:

“Lutar. Lutar sempre. Continuar lutando

Vamos garantir o direito de Lula concorrer à presidência da República, nas ruas e em todos os recantos e cidades do Brasil

Mesmo quando nos golpeiam, como hoje, vamos lutar ainda mais.

A consciência da razão jurídica e a convicção da razão histórica são motivos fortes para que a luta continue. Vamos lutar em todas as instâncias do Judiciário pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato. Mas vamos lutar por Lula e pela democracia em todos os recantos, nas ruas, na cidades e no campo do nosso Brasil.

Nós iremos reagir à decisão injusta tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4a região, em Porto Alegre, ao confirmar a sentença absurda e facciosa que condenou o ex-presidente Lula.

A inocência do ex-presidente Lula e a perseguição política expressa na sua condenação impedem o restabelecimento da normalidade democrática e a pacificação do país. Uma eleição que vier a impedir o ex-presidente Lula de concorrer não terá legitimidade. Será tão desastrosa quanto o governo que se impôs ao país em 2016, por meio de um golpe parlamentar, jurídico e midiático. A condenação do ex-presidente Lula constitui, infelizmente, a mais nova e perigosa etapa do golpe.

Uma eleição sem Lula será uma fraude.

Vamos lutar pelo direito de Lula ser candidato!

Vamos lutar pela retomada da democracia!

A justiça e a história marcharão ao nosso lado.

José Dirceu:

Após a divulgação do resultado do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4, que apontou sua condenação por unanimidade, Zé Dirceu, ex-chefe da Casa Civil enviou para amigos, via whatsapp, uma mensagem de apoio, solidariedade, mas em tom de alerta: “Indignado, mas esperançoso. Só crescerá o apoio a Lula. Perdemos a batalha, não a guerra, que será popular e longa”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS