Redação Pragmatismo
Arte 24/Nov/2017 às 12:59 COMENTÁRIOS
Arte

A reflexão do curador da 'Queermuseu' sobre a arte como espelho dos nossos preconceitos

Publicado em 24 Nov, 2017 às 12h59

Na CPI dos Maus-tratos, curador do 'Queermuseu' diz que obras censuradas foram roubadas do contexto. Gaudêncio Fidélis alertou sobre os prejuízos em tirar obras como 'criança viada' do seu significado

curador queermuseu arte espelho preconceitos conservadorismo

Em depoimento a CPI dos Maus-tratos nesta quinta-feira (23), Gaudêncio Fidélis, curador da Queermuseu, alertou sobre o perigo da retirada de uma obra de arte de seu contexto e explicou não falaria para construir um “consenso“, mas “esclarecer e resgatar o real significado” das obras.

O que causou o choque foi o fato de que as obras foram retiradas de sua verdade e foram colocadas em outra narrativa. E isso é mais complexo do que um simples ‘fora de contexto’. Fico preocupado. Quando falo de retirada de contexto é o fato de que a obra é roubada de seu significado e um outro é atribuído a ela – nesse caso, a acusação de pedofilia e zoofilia“, explicou Fidélis, curador da mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte.

A finalidade da CPI é investigar as irregularidades e os crimes relacionados as violências contra crianças e adolescentes no País. No entanto, o debate que prevaleceu na reunião foi sobre a influência que as imagens teriam na formação das crianças. Para Fidélis, é papel da arte incomodar o público.

Quando eu falo em ferir sensibilidades eu não estou me desviando das perguntas. A arte não vai contentar a todos nós. A arte é um espelho, eu projeto nela as minhas crenças, preconceitos, disposições e indisposições com o outro. Essas obras são de natureza significativa e estão dispostas a discutir sobre nossa convivência e tolerância com o outro.”

O curador, ainda, aproveitou o espaço para trazer as outras possibilidades de interpretação de algumas das obras que geraram polêmica.

Criança Viada

A obra da Bia Leite com a frase ‘criança viada’ sempre foi sobre o bullying contra as crianças LGBTs. Essa obra é uma denúncia e foi feita sob a perspectiva da comunidade LGBT. As frases não são nada menos do que os xingamentos que as crianças recebem quando são alvo de bullying. Mas é claro que quando nós chegamos a essa obra é um choque para todo mundo, porque você tem que enxergar essa violência e não há escapatória.

Zoofilia

A obra da Adriana Varejão foi uma das que mais causou polêmica no processo da descontextualização. E todos nós fomos vítimas porque não fomos à mostra. Teve uma atribuição de zoofilia a um fragmento da pintura, que foi retirada do contexto, e que retira dela também o seu significado principal: a obra é sobre as mazelas da exploração brasileiras. E isso não é uma opinião minha, é um consenso da história da crítica de arte sobre essa obra.

A Queermuseu

A exposição contava com mais de 270 obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, vídeos, colagens, esculturas e cerâmicas de nomes como Alfredo Volpi, Adriana Varejão, Cândido Portinari, Ligia Clark, Clóvis Graciano, entre outros.

A mostra foi viabilizada pela captação de R$ 800 mil por meio da Lei Rouanet e tinha como objetivo “explorar a diversidade de expressão de gênero e a diferença na arte e na cultura em períodos diversos.”

As obras foram alvo de protestos nas redes sociais e no local de exposição. Após as manifestações, a Queermuseu foi cancelada pelo Santander Cultural.

Ana Beatriz Rosa, HuffPost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS