Redação Pragmatismo
Europa 31/Out/2017 às 15:37 COMENTÁRIOS
Europa

Um recado aos desavisados que pretendem morar em Portugal

Publicado em 31 Out, 2017 às 15h37

Brasileira residente em Portugal manda recado para quem pretende migrar para o país europeu. Especialmente para os simpatizantes de Jair Bolsonaro

morar em Portugal
Imagem aérea de Lisboa, Portugal

por Rita Ribeiro Voss

Faço parte de uma comunidade de apoio aos brasileiros em Portugal. Tem muita gente que entra para pedir informações porque pretende vir para cá.

Um desses é fã de Bolsonaro com aquele discurso de ódio. Aliás, existe uma comunidade com mais de 40 mil membros cuja “dona” me expulsou porque protestei contra esse tipo de discurso. Mas para o fulano de hoje deixei essa mensagem:

Fulano, uma informação importante, antes que venha para cá. Aqui existe política social para tudo. Apartamento e renda mínima para quem, por qualquer motivo, não possa trabalhar.

Aqui, a dignidade humana e os direitos humanos são para todos. O governo é socialista e a frente de esquerda chamada geringonça é muito forte.

Fãs de Bolsonaro, pessoas que dizem que esquerdista e artistas são vagabundos vão ficar bem contrariadas aqui. Além do mais, a cultura é subsidiada pelo estado, como geralmente é em outros países europeus.

Nu artístico na Europa pode gerar crítica, mas nunca censura. Arte e Ciência são livres. Outra coisa, o nível de entendimento das artes é bem alto.

VEJA TAMBÉM: 5 coisas que você precisa saber antes de ir morar fora do Brasil

Ninguém confunde realidade com representação da realidade, nem denúncia com apologia.

Não aconselho nenhum país da Europa para você. O Brasil pelo qual você lutou é o ideal para você, agora. Usufrua!

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS