Redação Pragmatismo
Mundo 04/Out/2017 às 14:40 COMENTÁRIOS
Mundo

27 curiosidades sobre Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte

Publicado em 04 Out, 2017 às 14h40

Detalhes sobre os anos em que estudou na Suíça, habilidade com armas, execuções, música e filmes favoritos. Confira 27 curiosidades sobre Kim Jong Un, atual líder da Coreia do Norte

curiosidades sobre Kim Jong-Un Coréia do norte

Monstro, bufão ou líder “amado“. Kim Jong-Un é tudo isso ao mesmo tempo, dependendo do lugar do mundo de onde as pessoas falem a seu respeito. Uma coisa é certa: não se sabe quase nada ao certo sobre ele. O hermetismo com que as pessoas vivem na Coreia do Norte faz com que as informações cheguem a conta-gotas. Aquelas que, em parte, Kim quer que sejam publicadas.

Seguem abaixo as coisas que foi possível descobrir sobre ele, graças a pesquisas, declarações de familiares e ex-companheiros e até de desertores norte-coreanos.

1. A data exata de seu nascimento é desconhecida, mas especialistas dizem que ele nasceu em 1983 ou no início de 1984.

2. Ele é o mais jovem dos três filhos de Kim Jong Il e sua terceira esposa, Ko Yong Hui.

3. Sua tia Ko Yong Suk, que fugiu para os Estados Unidos em 1998, contou que quando Kim tinha 8 anos de idade lhe deram um uniforme militar de presente, e desde então os generais apresentam seus respeitos a ele fazendo uma reverência.

4. Ele estudou em um colégio na Suíça entre 1996 e pelo menos o ano 2000.

5. Em um vídeo gravado enquanto ele estudava na Suíça, Kim é visto claramente pouco à vontade, tocando tambor na aula de música.

6. João Micaelo, um colega de classe de Kim daquele período na Suíça, disse ao Daily Mail que Kim curtia os filmes de James Bond, não sabia falar inglês e era obcecado por videogames e basquete.

7. Ele não vivia no alojamento com os outros estudantes, mas em um apartamento num bairro residencial, onde tinha um chef de cozinha apenas para ele que lhe preparava “o que ele quisesse, quando quisesse“.

8. Outro colega de classe, Marco Imhof, contou ao Telegraph mais detalhes de como foram os anos de colégio de Kim na Suíça: “Ele gritou com um de seus empregados porque lhe levou espaguete frio“.

9. Os colegas de classe de Kim também revelaram qual era sua música favorita: “Brother Louie“, sucesso do duo alemão de música eurodisco, eurodance e tecnopop Modern Talking.

10. Ele cursou a Universidade Militar de Kim Il Sung.

11. Apareceu pela primeira vez na mídia estatal da Coreia do Norte em setembro de 2010. O mundo exterior nunca havia visto sua foto como adulto.

12. A mídia norte-coreana diz que Kim é excelente atirador e “gênio entre gênios” que adora dirigir veículos em alta velocidade.

13. Kim Jong Il adorava seu terceiro filho, Kim Jong Un, segundo Kenji Fujimoto, antigo sushi master da família Kim, informa o New York Times.

14. Apesar de Kim Jong Un ser o filho mais jovem, foi ele quem sucedeu a seu pai como líder supremo após a morte de Kim Jong Il, em 17 de dezembro de 2011.

15. Em julho de 2012 a mídia estatal anunciou que Kim tinha se casado com a “Camarada Ri Sol-ju“.

16. É sabido que ele tem uma filha com Ri Sol Ju, já que esta levou a criança nos braços em um evento oficial. A mídia sul-coreana divulgou que o casal teve um filho homem no ano passado.

17. Desde que Kim chegou ao poder, ele não viajou ao exterior nem receber qualquer visita de Estado.

18. Dizem que ele é muito cruel: oficiais do serviço de inteligência sul-coreano informam que ele já executou grande número de funcionários de alto escalão. Nada mais nem menos que 140.

19. Entre as pessoas cuja execução ele teria ordenado estaria seu tio, acusado de, entre outras coisas, aplaudir “com muito pouco entusiasmo“.

20. Acredita-se que Kim ordenou o assassinato de seu meio-irmão Kim Jong Nam, por tentar entrar no Japão com passaporte falso, visando ir à Disneyland e a Tóquio.

21. Ele é fumante inveterado – chegou a gastar quase 33 milhões de euros com cigarros. O máximo que já conseguiu ficar sem fumar foram três meses.

22. Chegou a fumar durante uma visita a um orfanato:

23. Seu peso é uma questão de Estado: seu ganho de peso nos últimos anos vem sendo preocupante. Segundo a imprensa sul-coreana, desde que Kim chegou ao poder ele engordou 30 quilos e agora estaria pesando 130 quilos.

24. Ele adora queijo e vinho, prazeres aos quais não quer renunciar para emagrecer.

25. Consta que ele teria diabetes e seria hipertenso.

26. Kim teme tanto por sua segurança pessoal que tem dificuldade em adormecer à noite, segundo informa o Guardian.

27. O excêntrico ex-jogador da NBA Dennis Rodman já foi convidado por Kim Jong Un várias vezes para visitar a Coreia do Norte. Em uma dessas visitas, eles foram juntos a um lugar que o líder norte-coreano descreve como “a Ibiza da Coreia do Norte“. Ali se encontram importados gastronômicos de luxo aos quais a população comum não tem acesso, como mariscos, uísque, queijos e caviar.

Redacción El Huffpost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS