Redação Pragmatismo
Tragédia 19/Set/2017 às 19:37 COMENTÁRIOS
Tragédia

Terremoto no México: o que se sabe até agora sobre o tremor

Publicado em 19 Set, 2017 às 19h37

No aniversário do devastador tremor de 1985, novo terremoto volta a sacudir o México. Autoridades já confirmaram dezenas de mortos e muita destruição

terremoto no méxico tragédia

As autoridades mexicanas já confirmaram que, até agora, mais de 60 pessoas pessoas morreram vítimas de um terremoto de magnitude 7,1 que sacudiu a região central do país nesta terça-feira. O tremor foi registrado às 13h14 no horário local.

Apenas no Estado de Morelos, local do epicentro, estão confirmadas 42 mortes. Já na Cidade do México, o prefeito Miguel Ángel Macera confirmou quatro mortos e ao menos 29 edifícios com danos estruturais. As informações são do The Guardian.

O tremor coincidiu com o 32º aniversário do devastador terremoto que deixou milhares de mortos em 1985 – não se sabe o número exato de óbitos na tragédia, variando de 3.692 segundo fontes oficiais e 10 mil de acordo com a Cruz Vermelha do México.

Veículos de imprensa e usuários das redes sociais publicaram imagens de prédios severamente afetados na Cidade do México, algumas inclusive registrando o exato momento da queda – o terremoto desta terça-feira foi sentido na capital com muito mais força do que o tremor de magnitude 8,2 que deixou 98 mortos no sul do país no último dia 7.

Segundo o serviço espanhol da BBC, uma testemunha contou que “o ruído dos edifícios rangendo foi bastante impressionante”.

“O alarme sísmico tocou depois. Fui para a rua para me salvar e vi vários pedaços de vidro caindo e as fachadas sofrendo muitos danos. A rua ficou cheia de poeira e tem cheiro muito forte de gás. Há vários edifícios com risco de cair”, acrescentou.

Harbin Preciado, de 14 anos, disse que, graças à uma simulação para situações de tremor realizada nesta mesma terça-feira, eles e seus colegas da escola sabiam exatamente o que fazer.

“Tínhamos muita clareza: sair em direção a uma área segura da forma mais tranquila possível, sem correr ou empurrar. Mas vimos um transformador de luz explodir e muitos vidros caindo”, lembrou.

Por outro lado, Leticia Rentería, mãe do adolescente, afirmou que viu “caos total” na rua, com “gente caminhando sem rumo”.

“Muitos estão chorando. O trânsito está retido”, contou.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, disse no Twitter que convocou o Comitê Nacional de Emergências para “avaliar a situação”.

O aeroporto internacional Benito Juárez cancelou seus serviços, assim como aconteceu com quatro das 12 linhas de metrô da capital.

Os bombeiros da Cidade do México reportaram ao menos dois incêndios, e as autoridades pediram que os moradores verifiquem danos estruturais em suas casas.

Rádios locais indicaram que a escola Enrique Rebsamen, no sul da Cidade do México, foi abaixo. Os relatos dão conta de que há crianças e professores soterrados.

com The Guardian e BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS