Redação Pragmatismo
América Latina 09/Ago/2017 às 12:21 COMENTÁRIOS
América Latina

Os EUA precisam da Venezuela para recolonizar a América Latina

Publicado em 09 Ago, 2017 às 12h21

Por possuir a maior reserva de petróleo do mundo, Venezuela é o elo estratégico na tentativa dos Estados Unidos de recolonizar a América Latina e o Caribe

eua precisa venezuela recolonizar a América latina

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta segunda-feira (07/08) a Venezuela é o “elo estratégico” na tentativa dos Estados Unidos de “recolonizar” a América Latina e o Caribe.

Estamos perante um momento especial e um palco complexo. O império empreendeu a grande batalha para recolonizar a América Latina e o Caribe, e a Venezuela é o elo estratégico“, afirmou Morales em um ato com militares, indígenas e camponeses no planalto de La Paz, por ocasião do 192º aniversário das forças armadas.

Para o governante boliviano, aliado de Nicolás Maduro, “a Venezuela é um elo estratégico” para os EUA porque “possui a maior reserva de petróleo do mundo“.

Domínio geopolítico e energia petrolífera é o que o império procura na Venezuela. Primeiro derrubar, depois dominar e depois apossar-se do petróleo venezuelano“, opinou.

O pretexto é o mesmo de sempre: democracia, direitos humanos, terrorismo, tudo com o mesmo verniz, a mesma comédia midiática que [os EUA] usam desde sempre para se apropriar dos recursos naturais“, disse o presidente venezuelano.

Segundo Morales, “a pior vergonha para a região” não é só que “alguns governos” se ponham “de joelhos perante a conspiração da CIA contra a Venezuela“, senão que “alguns dirigentes antipátria façam os penosos papeis de Felipillos e Malinches“.

O nome Felipillo é uma referência ao indígena que acompanhou os conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro nas suas expedições ao Peru, enquanto Malinche foi a mulher indígena, companheira e tradutora do conquistador Hernán Cortés, considerada uma traidora por alguns.

Leia também:
Com Chávez, Venezuela deixou de ser quintal dos EUA
Nobel da Paz critica influência dos EUA nos protestos da Venezuela
“EUA estão agindo para desestabilizar a América Latina”, diz historiador
A regulamentação da mídia nos EUA, Reino Unido, Argentina e Venezuela

Agência Efe

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS