Redação Pragmatismo
Racismo não 06/Jul/2017 às 10:24 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem negro é humilhado por gerentes do Banco do Brasil

Publicado em 06 Jul, 2017 às 10h24

Gerentes do Banco do Brasil foram encaminhados a delegacia após coagirem e humilharem homem negro em agência bancária de Cuiabá. Mulher que filmou tudo foi agredida por um dos homens

gerente banco do brasil humilha negros

Um homem negro (camisa vermelha no vídeo) que tentava entrar em uma agência do Banco do Brasil de Cuiabá (MT) foi coagido e humilhado por dois gerentes e o caso acabou na delegacia.

Nenhum dos nomes dos envolvidos foi divulgado pela polícia. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o cliente não estava conseguindo entrar na agência pela porta giratória de segurança.

Do lado de dentro da agência, o gerente do banco proferiu a seguinte frase, em voz alta: “Avisa a este mulato que ele só vai entrar quando tirar todos os metais do bolso”.

Um outro cliente, que é servidor público e estava dentro da agência (de camisa azul no vídeo) ficou indignado ao ouvir o comentário do gerente e reagiu. O homem questionou a falta de respeito, dizendo que o gerente não poderia ter dito aquilo.

O gerente, então, rebateu dizendo que “um negro como aquele nem que tivesse só uma moeda no bolso, não entraria”.

A partir daí, inciou-se uma grande confusão e um gerente superior também interveio de maneira arbitrária.

Um dos gerentes, segundo o BO, ameaçou retirar a conta do servidor público da agência “pois não tinha interesse de ter um cliente como ele”.

Patrícia Alves, sobrinha do cliente ofendido, resolveu filmar a confusão após perceber a ostensividade da situação e que um consenso entre as partes estava cada vez mais distante.

O vídeo registrou parte da discussão. Um dos gerentes acusados usou da força física para arrancar o telefone celular das mãos de Patrícia.

A Polícia Militar conduziu todos os envolvidos para a delegacia e os gerentes do Banco do Brasil foram autuados por injúria racial. O caso será investigado pela Polícia Civil.

VÍDEO:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS