Lucien de Campos
Colunista
Fotografia 20/Jul/2017 às 14:08 COMENTÁRIOS
Fotografia

Fotógrafo brasileiro retrata fim da Iugoslávia

Lucien de Campos Lucien de Campos
Publicado em 20 Jul, 2017 às 14h08

Segundo livro da série sobre povos que enfrentam separações será lançado em dezembro deste ano

Lucien de Campos*, Pragmatismo Político

O fotojornalista Raphael Lima de Oliveira viajou mais de 3,3 mil quilômetros pela Península Balcânica para mostrar suas impressões sobre a desintegração da Iugoslávia. A viagem faz parte do projeto Sociedade Dividida, criado em 2014 e que já parte para seu segundo livro.

Três anos após fotografar para a primeira publicação, que mostrou a divisão entre e árabes e israelenses na Palestina, e um ano após visitar o Chipre do Norte e a República do Chipre, o autor passou pelas ex-repúblicas iugoslavas em busca de histórias que descrevessem o processo de separação do país.

O livro não é e nem pretende ser um livro de história, mas um relato pessoal sobre o último grande conflito na Europa no século XX”, conta o autor. E completa: “Faço parte de uma geração que cresceu com conflitos televisionados. Primeiro a Guerra do Golfo, logo em seguida a da Bósnia, depois a do Kosovo. A história, diferentemente do que aconteceu com as Duas Grandes Guerras Mundiais, tinha movimento, tinha voz, e entrava diariamente na nossa casa”.

Leia aqui todos os textos de Lucien de Campos

Em março e abril deste ano, Raphael viajou por Sérvia, Bósnia, Croácia, Kosovo, Montenegro e Eslovênia.

fotógrafo brasileiro fim da Iugoslávia Sociedade Dividida
Srebrenica
fotógrafo brasileiro fim da Iugoslávia Sociedade Dividida
Sarajevo
fotógrafo brasileiro fim da Iugoslávia Sociedade Dividida
Vukovar

Passei pelos principais palcos dos acontecimentos que moldaram o fim da Iugoslávia e que fecharam um ciclo de conflitos na Europa do século XX: Vukovar, Srebrenica, Sarajevo, pequenos vilarejos do Kosovo. Em cada um busquei histórias de pessoas que viveram as tensões de perto”.

Após a primeira publicação totalmente independente, o segundo livro começou a ser produzido via financiamento coletivo, pelo site Catarse.me. O lançamento acontecerá em dezembro de 2017.

Raphael fotografo retrata fim da Iugoslávia Sociedade Dividida

Raphael é jornalista pela PUC-Rio e pós-graduado em Crise e Ação Humanitária pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalhou como repórter no Jornal do Brasil, no Jornal Extra e como editor de web no site SporTV.com. De 2010 a 2015 trabalhou como fotojornalista e cinegrafista da Prefeitura do Rio.

*Lucien de Campos é pós-graduado em Crise e Ação Humanitária pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e mestre em Diplomacia e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona de Lisboa e colaborador em Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS