Lucien de Campos
Colaborador(a)
Fotografia 20/Jul/2017 às 14:08 COMENTÁRIOS

Fotógrafo brasileiro retrata fim da Iugoslávia

Segundo livro da série sobre povos que enfrentam separações será lançado em dezembro deste ano

Lucien de Campos*, Pragmatismo Político

O fotojornalista Raphael Lima de Oliveira viajou mais de 3,3 mil quilômetros pela Península Balcânica para mostrar suas impressões sobre a desintegração da Iugoslávia. A viagem faz parte do projeto Sociedade Dividida, criado em 2014 e que já parte para seu segundo livro.

Três anos após fotografar para a primeira publicação, que mostrou a divisão entre e árabes e israelenses na Palestina, e um ano após visitar o Chipre do Norte e a República do Chipre, o autor passou pelas ex-repúblicas iugoslavas em busca de histórias que descrevessem o processo de separação do país.

O livro não é e nem pretende ser um livro de história, mas um relato pessoal sobre o último grande conflito na Europa no século XX”, conta o autor. E completa: “Faço parte de uma geração que cresceu com conflitos televisionados. Primeiro a Guerra do Golfo, logo em seguida a da Bósnia, depois a do Kosovo. A história, diferentemente do que aconteceu com as Duas Grandes Guerras Mundiais, tinha movimento, tinha voz, e entrava diariamente na nossa casa”.

Em março e abril deste ano, Raphael viajou por Sérvia, Bósnia, Croácia, Kosovo, Montenegro e Eslovênia.

fotógrafo brasileiro fim Iugoslávia  Sociedade Dividida
Srebrenica
fotógrafo brasileiro fim Iugoslávia  Sociedade Dividida
Sarajevo
fotógrafo brasileiro fim Iugoslávia  Sociedade Dividida
Vukovar

Passei pelos principais palcos dos acontecimentos que moldaram o fim da Iugoslávia e que fecharam um ciclo de conflitos na Europa do século XX: Vukovar, Srebrenica, Sarajevo, pequenos vilarejos do Kosovo. Em cada um busquei histórias de pessoas que viveram as tensões de perto”.

Após a primeira publicação totalmente independente, o segundo livro começou a ser produzido via financiamento coletivo, pelo site Catarse.me. O lançamento acontecerá em dezembro de 2017.

Raphael fotografo retrata fim da Iugoslávia Sociedade Dividida

Raphael é jornalista pela PUC-Rio e pós-graduado em Crise e Ação Humanitária pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalhou como repórter no Jornal do Brasil, no Jornal Extra e como editor de web no site SporTV.com. De 2010 a 2015 trabalhou como fotojornalista e cinegrafista da Prefeitura do Rio.

*Lucien de Campos é pós-graduado em Crise e Ação Humanitária pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e mestre em Diplomacia e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona de Lisboa e colaborador em Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários