Redação Pragmatismo
Mundo 20/Jun/2017 às 13:47 COMENTÁRIOS
Mundo

A imagem do incêndio em Portugal que emocionou o mundo

Publicado em 20 Jun, 2017 às 13h47

Incêndio em Portugal já fez dezenas de vítimas fatais e devastou área de 26 mil hectares. Uma imagem, especificamente, chamou a atenção do mundo inteiro

incêndio em Portugal imagem emocionou mundo

Desde o final da semana passada, Portugal luta contra o que vem sendo considerado como o maior incêndio da sua história. As chamas estão espalhadas pelas regiões de Leiria e Coimbra, distritos localizados a cerca de 200 quilômetros da capital Lisboa.

O país vem enfrentando uma violenta onda de calor nos últimos dias e a expectativa é que as temperaturas sigam altas nos próximos dias. O incêndio não foi criminoso e acredita-se que tenha sido causado por um raio que atingiu uma árvore em Pedrogão Grande. As chamas teriam então se espalhado rapidamente pela floresta de eucaliptos.

Segundo informações atualizadas, 70% dos 12 focos mapeados já foram controlados e um contingente de 2 mil soldados, que vem atuando em solo e por meios aéreos, continua mobilizado. Há ao menos 765 veículos e 18 aeronaves envolvidos nas operações.

Até o momento, o incêndio devastou uma área de 26 mil hectares. Além disso, deixou ao menos 64 mortos e 135 feridos. Uma das vítimas fatais era um bombeiro de 40 anos, que foi hospitalizado em estado grave depois de tentar resgatar pessoas presas em um carro em Leiria, informou o jornal português Diário de Notícias.

Nas redes sociais, os bombeiros envolvidos na luta contra as chamas, resgate de vítimas e evacuação da população vêm sendo alçados como heróis. Uma imagem, especificamente, chamou a atenção do mundo inteiro.

Registrada por Pedro Brás e divulgada na página Respeito pelos Bombeiros no Facebook, que mostra outras cenas da operação, a foto mostra um grupo de 13 bombeiros descansando em um gramado depois de horas de trabalho. Eles aguardavam que os caminhões fossem reabastecidos para que pudessem retornar aos locais afetados pelo incêndio.

Brás, informou o jornal espanhol El País, também é bombeiro e capturou a imagem em Góis, outra região impactada pela fúria das chamas. A foto foi publicada no último domingo e tem mais de 78 mil compartilhamentos e mil comentários.

Veja a imagem abaixo:

Gabriela Ruic, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS