Redação Pragmatismo
Ciência 29/Mai/2017 às 14:27 COMENTÁRIOS
Ciência

Estudo diz que psicopatas podem ser identificados pelo que comem

Publicado em 29 Mai, 2017 às 14h27

O que comem os psicopatas? Estudo publicado por universidade austríaca revelou quais são os principais alimentos consumidos pelas pessoas com as maiores tendências antissociais e sádicas

estudos identifica psicopatas comem alimentação

Supermercados e bares podem ser lugares ideais para identificar um psicopata. Isso porque o nosso nível de maldade se expressa também através de nossas preferências em comidas e bebidas.

Essa relação entre sabores e personalidade vem de um estudo recente da Universidade de Innsbruck, na Áustria. Das 953 pessoas que entrevistaram, aquelas com as maiores tendências antissociais e sádicas eram as maiores fãs das comidas amargas: chocolate com alta porcentagem de cacau, café, gin, água tônica e frutas cítricas são alguns dos exemplos da “dieta dos psicopatas”.

Durante o teste, os voluntários precisavam avaliar o quanto gostavam de 40 tipos diferentes de alimentos. Em uma segunda etapa, responderam a três questionários psicológicos diferentes.

O primeiro media agressividade. O participante tinha que dizer o quanto se identificavam com frases como “Já ameacei conhecidos” e “Quando provocado, posso bater em alguém”.

O segundo exame é um dos mais famosos instrumentos da psicologia para entender a maldade. É chamado de teste da Tríade da Escuridão e mede três elementos da personalidade que compõe o estereótipo da pessoa ruim, perversa, maligna mesmo.

São eles: maquiavelianismo (“Eu tendo a manipular os outros para conseguir o que quero”), psicopatia (“Sou insensível e indiferente com frequência”) e, por último, o narcisismo (“Quero que as pessoas prestem atenção em mim”).

Por último, os pesquisadores adicionaram ao Trio do Mal o que eles chamaram de “sadismo do dia a dia”. Nesse questionário, perguntava-se ao voluntário o quanto ele concordava com frases como “Tirar sarro das pessoas é especialmente satisfatório quando elas percebem”.

Horrível, não é? Pois as pessoas que tiraram notas mais altas nesses testes, indicando traços de personalidade chamados de “malévolos” e antissociais, também eram aquelas com a maior preferência por sabores amargos.

A relação com a comida amarga era especialmente forte para os psicopatas e sadistas do dia a dia.

Para entender os resultados, os autores da pesquisa olharam para o nosso passado evolutivo. Crianças humanas tem uma preferência clara por comida doce.

Na natureza, isso faz todo sentido – doce é carboidrato, carboidrato é caloria e quanto mais calorias, maior a nossa chance de sobrevivência no mundo selvagem.

Já o gosto amargo dá um alerta para o cérebro, que aprendeu ao longo de milhares de anos a associá-lo a veneno – até seres tão simples quanto ostras têm reações negativas a esse sabor.

Uma das características renomadas dos psicopatas é que eles “não têm medo”. Ou seja, o sistema de alerta do corpo deles não dá um chilique quando identifica ameaças.

Assim, são mais frios em um momento tenso – o que só os torna mais perigosos. Pode ser exatamente por isso que conseguem curtir mais a comida amarga, já que o organismo não rejeita o gosto como faria em uma pessoa “normal”.

Guarde essa informação para a próxima vez que encontrar alguém bebendo uma gin tônica: pode ser tanto um pretexto para puxar conversa quanto um alerta para sair correndo.

Ana Carolina Leonardi, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS