Redação Pragmatismo
Europa 22/Fev/2017 às 15:53 COMENTÁRIOS
Europa

Líder da operação que matou Jean Charles assume a Scotland Yard

Publicado em 22 Fev, 2017 às 15h53

Policial que liderou operação que matou por engano o brasileiro Jean Charles de Menezes vira chefe da Scotland Yard em Londres

líder operação matou Jean Charles de Menezes londres polícia brasileiro
Família prestando homenagem após 10 anos da morte de Jean Charles de Menezes (reprodução)

A oficial Cressida Dick, comandante da operação que matou por engano o eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, foi promovida a chefe da Scotland Yard, a Polícia Metropolitana de Londres.

Aos 56 anos de idade, Dick será a primeira mulher a ocupar o cargo, substituindo o aposentado Sir Bernard Hogan­Howe. A policial trabalhou nas forças antiterrorismo até 2014, quando foi destacada para um posto no Ministério das Relações Exteriores.

Em julho de 2005, ela chefiou a operação que culminou no assassinato de Jean Charles, confundido com um terrorista em uma estação de metrô em Londres. Dick havia dado autorização para os policiais bloquearem o brasileiro “a qualquer custo“.

O incidente ocorreu duas semanas após os atentados de 7 de julho de 2005, quando 52 pessoas morreram em ataques a bomba no sistema de transportes da capital britânica. O brasileiro foi baleado pelas costas, com sete tiros. Até hoje, nenhum policial foi punido pelo erro.

Poucos anos depois da morte do eletricista, a nova chefe da Scotland Yard foi condecorada pela rainha Elizabeth II por seus serviços prestados à organização. “Temos sérias preocupações em relação a essa nomeação. No comando da Polícia naquele dia fatídico quando Jean foi morto, estava Cressida Dick. A mensagem da nomeação de hoje é de que policiais podem agir com impunidade“, diz um comunicado assinado por Patrícia Armani, prima do brasileiro.

Por sua vez, Dick afirmou que não vê a hora de “proteger e servir o povo de Londres e trabalhar novamente como os fabulosos homens e mulheres” da Polícia.

Agência ANSA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS