Redação Pragmatismo
EUA 23/Fev/2017 às 12:39 COMENTÁRIOS
EUA

Donald Trump muda regras sobre banheiros transgêneros

Publicado em 23 Fev, 2017 às 12h39

Donald Trump muda regras de acesso de transgêneros a banheiros nas escolas. Normas aprovadas por Obama eram vistas como avanço na defesa dos direitos e no combate à discriminação

banheiro transgênero eua trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou a primeira medida contrária aos direitos da comunidade LGBT.

O republicano mudous as regras aprovadas pelo governo anterior de Barack Obama que permitiam que estudantes transgêneros pudessem usar banheiros nas escolas com base na sua identidade de gênero, e não no sexo de nascimento.

A Apple foi uma das primeiras companhias que criticaram publicamente a decisão de Trump. Em um comunicado, a gigante de tecnologia disse que, apesar da mudança, continua mantendo os esforços em direção a uma “maior aceitação” social.

“A Apple continua acreditando que todos merecem a possibilidade de crescer em um ambiente livre de estigmação e discriminação”, disse a nota.

As regras de acesso aos banheiros nas escolas tinham sido estabelecidas por uma instrução federal promulgada em maio por Obama, que passou a Presidência a Trump em 20 de janeiro de 2017.

A nova administração de Trump enviou uma carta às escolas de todo o país pelos Departamentos de Educação e de Justiça, alegando que as diretrizes anteriores geraram confusão e ações judiciais.

O governo Trump disse que a instrução será rescindida, mas que as salvaguardas contra o bullying não serão afetadas com a anulação das normas.

O republicano afirmou também que a implantação da medida deverá ser decidida por cada estado, e não pela Casa Branca. Apesar de não ser uma lei, as regras eram vistas como um avanço na defesa dos direitos homossexuais e no combate à discriminação.

Agência ANSA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS