Redação Pragmatismo
Racismo não 18/Jan/2017 às 17:44 COMENTÁRIOS

Apresentador é demitido após chamar cantora negra de 'macaca'

Apresentador da TV Record que chamou Ludmilla de 'macaca' ao vivo foi demitido. Cantora irá processá-lo por racismo. 'Marcão Chumbo Grosso' ainda tentou, sem sucesso, se corrigir no ar

apresentador racismo ludmilla macaca

A cantora carioca Ludmilla foi chamada de “macaca” (assista abaixo) pelo apresentador do Balanço Geral do Distrito Federal nesta terça-feira.

Marcão Chumbo Grosso fez o comentário racista durante conversa com a colega de bancada e tentou se corrigir depois, chamando a si próprio de “macaco”.

A dupla comentava as supostas reações antipáticas da cantora para tirar fotos com os fãs.

“É uma coisa que não dá para entender. Era pobre, macaca… Pobre, pobre mas pobre mesmo. Eu sempre falo para os meus amigos: eu era pobre e macaco também. Eu era não… Eu sou rico hoje, de saúde, graças a Deus”, disparou Marcão.

Após ver o vídeo, Ludmilla decidiu denunciar o apresentador. “A mãe dela me ligou chorando, triste pra caramba. Ludmilla está muito chateada”, contou o empresário da artista, Alexandre Baptistini.

A queixa-crime será contra Marcão e a Record, segundo ele. “Quantas vezes precisar, ela vai processar sim. E ainda foi em uma televisão de pastor”, assegurou.

Marcão Chumbo-Grosso é ex-deputado estadual e teve o mandato cassado por abuso do poder econômico.

O apresentador alega que sua declaração não foi racista e diz que a expressão é comum na região.

“O termo ‘macaco’ é utilizado no Centro-Oeste sem teor pejorativo. Por exemplo: é bastante comum ver pessoas dizendo que ‘fulano é macaco velho’, pois já tem certa vivência em determinada coisa. É a mesma situação presente no vídeo, com a simples mudança do adjetivo que acompanha o termo. A acusação de racismo não procede”, argumenta ele, em nota.

Demitido

Em nota oficial, a TV Record afirma que rescindiu o contrato do apresentador. Leia abaixo.

“A Record TV vem a público lamentar os transtornos causados à cantora Ludmilla, sua família e seus fãs motivados por um comentário feito pelo apresentador Marcão no Balanço Geral DF.

A emissora repudia qualquer ato dessa natureza e afirma que este tipo de conduta não está na linha editorial de nosso jornalismo. Por este motivo, a Record TV Brasília optou por rescindir o contrato do apresentador Marcão.”

VÍDEO:

Confira a reação da cantora Ludmilla nas redes sociais:

Infelizmente, ainda existem pessoas que não compreendem que a discriminação racial é crime e alguns, ainda usam o espaço na mídia para noticiar mentiras ao meu respeito, ofender, menosprezar e propagar todo o seu ódio. Não deixaremos impune tais atos, trata-se de um desrespeito absurdo, vergonhoso. Fica evidente que esse cidadão Marcão não possui nenhum pudor ou constrangimento em ofender alguém em rede nacional. Como já foi dito por Paulo Autran, ‘todo preconceito é feito da ignorância’, visto que os racistas não possuem um conhecimento de moralidade, tratando sua própria cor de pele como superior e única. Isso tem que ser combatido e farei a minha parte, quantas vezes for necessário

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários