Redação Pragmatismo
Tragédia 20/Jan/2017 às 18:23 COMENTÁRIOS
Tragédia

Aécio Neves se diz 'profundamente impactado' com morte de Zavascki

Publicado em 20 Jan, 2017 às 18h23

'Estou profundamente impactado', diz Aécio Neves sobre morte de Teori. Senador tucano é um dos nomes mais mencionados por delatores na Lava Jato, operação que estava sob responsabilidade de Zavascki no STF

Aécio Neves Teori Zavascki
Aécio Neves diz lamentar morte de Teori Zavascki

O senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, lamentou nesta tarde (19) a morte de Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), coordenador dos processos da Operação Lava Jato.

Em nota oficial enviada à imprensa, o senador afirmou que está “profundamente impactado” com a tragédia que envolveu o ministro e outros passageiros do voo.

“O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas”, disse.

Aécio Neves é um dos nomes mais citados por delatores da Lava Jato. Nas próximas semanas, Teori Zavascki quebraria o segredo de justiça que protege as delações.

O ministro analisaria a homologação da delação premiada de 77 executivos da maior empreiteira, a Odebrecht. Estima-se que cerca de 200 políticos, dos principais partidos políticos do país, sejam citados pelos executivos como beneficiários do esquema de corrupção e caixa dois do grupo.

Lava Jato

Teori Zavascki cuidava de mais de 7,5 mil processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles, havia pelo menos 120 inquéritos e ações penais envolvendo autoridades com foro privilegiado, como deputados, senadores, ministros de tribunais superiores e de Estado.

O número, na verdade, é maior, pois há casos em que tramitam de maneira oculta, sob completo segredo de justiça. Não é possível sequer saber de sua existência nos registros do Supremo.

A grande maioria desses processos está relacionada à Operação Lava Jato, conduzida por ele na corte.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS