Redação Pragmatismo
Governo 13/Dez/2016 às 13:30 COMENTÁRIOS
Governo

Datafolha: PEC 55 é reprovada pela maioria dos brasileiros

Publicado em 13 Dez, 2016 às 13h30

Maioria dos brasileiros é contra proposta de teto de gastos, mostra Datafolha. População acredita que medida trará mais prejuízos do que benefícios ao país. Senado vota segundo turno da PEC nesta terça. Se for aprovada, ela deverá ser promulgada por Michel Temer até o fim da semana

pesquisa datafolha pec 55 reprovada maioria brasileiros

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça (13) mostra que 60% dos brasileiros reprova a proposta do governo Michel Temer de estipular um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, a partir de 2017. A medida tem o apoio de 24% da população e a indiferença de 4%. Os outros 19% afirmaram não saber como responder.

A proposta de emenda à Constituição deverá ser votada em segundo turno pelo Senado ainda hoje e, se for aprovada, deverá ser promulgada pelo Congresso até o fim desta semana.

Para 62% dos entrevistados, a medida trará mais prejuízos do que benefícios para a população e para 19% ocorrerá a situação inversa. A maior parte da população (53%) entende que os recursos públicos disponíveis atualmente são suficientes mas são mal aplicados pelos governos. Para 36%, no entanto, além de serem mal utilizados, são também insuficientes.

Para metade dos entrevistados (50%), a saúde e a segurança devem piorar com a aprovação da emenda. Já 51% acham que a educação será mais atingida pela PEC e 47% acreditam que o transporte público e saneamento serão mais afetados.

A pesquisa entrevistou 2.828 pessoas em 7 e 8 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a proposta, os gastos públicos seriam congelados pelos próximos 20 anos e teriam os seus valores corrigidos apenas pela inflação. Para o governo, a medida é importante para impedir que os gastos públicos saiam do controle, o que seria fundamental para recuperar a economia do país. Já os opositores afirmam que as despesas sociais, principalmente com saúde e educação, ficarão estagnadas.

Leia também:
Diretora do Banco Mundial lamenta PEC 55: “desastre para a educação”
Dez alternativas à PEC 55 (antiga 241)
Após ser salvo no STF, Renan Calheiros acelera votação da PEC 55
Relator da ONU diz que PEC do Teto ameaça ‘toda uma geração de brasileiros’
A irracionalidade da PEC 55 (antiga 241)
229 universidades estão ocupadas no Brasil contra a PEC do governo Temer
PEC do Teto também afeta os direitos e a política LGBT
Professora de Economia da USP lista 10 perguntas e respostas sobre a PEC 241
O não-debate sobre a PEC 241

Leia a íntegra da reportagem sobre a pesquisa.

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS