Redação Pragmatismo
EUA 01/Nov/2016 às 14:19 COMENTÁRIOS
EUA

Trump supera Hillary pela 1ª vez desde maio em pesquisa eleitoral

Publicado em 01 Nov, 2016 às 14h19

Donald Trump supera Hillary Clinton em pesquisa realizada pela ABC News/The Washington Post para a presidência dos EUA. É a primeira vez que o magnata republicano lidera um levantamento desde maio

donald trump hillary clinton
Donald Trump aparece na frente em pesquisa eleitoral para a presidência dos EUA

O candidato republicano Donald Trump supera sua rival democrata Hillary Clinton por um ponto, a primeira vez em que lidera uma pesquisa desde maio, segundo uma pesquisa realizada pela ABC News/The Washington Post e publicada nesta terça-feira.

O magnata reúne uma intenção de voto de 46%, contra 45% para Hillary.

O republicano não demorou a reagir aos novos dados.

“Uau, agora lideramos a pesquisa @ABC/@washingtonpost por 46 a 45. Subimos 12 pontos, a maioria antes do escândalo de Hillary”, escreveu Trump, em referência ao escândalo que explodiu na semana passada quando o FBI reabriu a investigação pelos e-mails que Hillary enviou de um servidor privado quando era secretária de Estado.

O jornal The Washington Post destacou que a pesquisa tem uma margem de erro de 2,5%, mas também colocou em evidência a verdadeira queda do entusiasmo que os eleitores de Hillary demonstram pela própria candidata.

De acordo com a pesquisa, o entusiasmo pela ex-secretária de Estado caiu sete pontos como consequência do escândalo.

Neste sentido, 53% dos eleitores de Trump se dizem “muito entusiasmados” com sua candidatura, contra apenas 43% dos eleitores de Hillary.

Há apenas uma semana, este entusiasmo entre os eleitores de Hillary era de 51%, de forma que a pesquisa detectou um claro esfriamento entre seus seguidores.

O jornal lembrou que, faltando uma semana para as eleições presidenciais de 2012, o entusiasmo entre os eleitores de Obama era de 64%, contra 61% dos simpatizantes de seu adversário Mitt Romney.

O diretor do FBI, James Comey, anunciou na sexta-feira passada a descoberta de novos e-mails que transitaram por um servidor privado utilizado por Hillary, contrariando as normas do Departamento de Estado.

O The Washington Post também registrou nesta terça-feira que Hillary tem uma vantagem de 54% a 41% sobre Trump entre os eleitores que votaram antecipadamente, mas Trump está na dianteira por 50% contra 39% entre aqueles que disseram estar certos de que votarão no dia 8 de novembro.

Esta nova pesquisa foi realizada entre 27 e 30 de outubro.

AFP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS