Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 25/Nov/2016 às 12:12 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Mulher denuncia estupro e pode ser presa por 'sexo fora do casamento'

Publicado em 25 Nov, 2016 às 12h12

Turista britânica que denunciou ter sido estuprada por dois homens pode ir para a cadeia em Dubai por ter 'feito sexo fora do casamento'

mulher denuncia estupro presa sexo fora casamento

Uma britânica que denunciou, junto à polícia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ter sido estuprada por dois homens pode ir para a cadeia por ter feito sexo fora do casamento.

De acordo com o Guardian, a turista de 25 anos denunciou o crime, que ocorreu enquanto ela passava férias no país, e então foi acusada de ter relações sexuais fora do casamento.

Segundo a ONG Detained in Dubai, a britânica pode ficar até seis meses detida em Dubai, mesmo que depois seja considerada inocente. “Se ela ganhar em primeira instância, a promotoria pode apelar, e eles normalmente fazem isso… Então, até o momento em que ela seja declarada inocente e tenha seu passaporte de volta, podem se passar até seis meses“, explica Radha Stirling, fundadora e diretora da ONG.

Nesta segunda-feira (21), o pai da mulher – que não teve seu nome divulgado – conseguiu encontrá-la no aeroporto de Dubai, após uma campanha de financiamento coletivo ter arrecadado mais de 30 mil libras (R$ 125,5 mil) para arcar com as despesas ligadas ao caso.

Informações do Huffington Post UK dão conta de que a denúncia foi feita no mês passado, enquanto a jovem passava cinco dias em Dubai.

Ela contou que os dois invadiram seu quarto, a violentaram e filmaram o ataque com seus telefones. Eles foram capturados mas negaram as acusações. Segundo informações do Guardian, eles foram presos no aeroporto de Dubai, e identificados como David Butlin, de 22 anos, e Louis Harris, de 24. Os dois, que também vivem na Inglaterra, também estão proibidos de deixar o país.

De acordo com a família da jovem, ela teve o passaporte confiscado e, por isso, não pode deixar o país até ser julgada. O departamento de Relações Exteriores do Reino Unido disse estar ciente do caso e em contato com a família da vítima e dos supostos agressores.

Leia também:
Marina e Maria: As jovens que foram mortas pela conivência social
Jornal britânico diz que Brasil é segundo pior destino para mulheres
Voltem, turistas; Somos caretas
Revista ensina turistas a assediarem brasileiras
Turista grávida tem bebê por acaso nos EUA e recebe a conta: R$ 2,4 milhões

Como o sistema penal dos Emirados Árabes Unidos não trabalha com precedentes, é difícil estimar qual pode ser a pena da britânica. De acordo com Faisal Alzarooni, advogado que trabalha com casos similares, a detenção pode variar entre um mês até três anos. No entanto, a pressão internacional pode fazer com que a jovem seja mandada de volta pra o Reino Unido.

Em 2008, uma australiana foi presa por oito meses em um incidente similar e em 2013 uma norueguesa foi condenada a 16 meses de prisão depois de denunciar um estupro. Posteriormente, ela foi perdoada.

HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS