Redação Pragmatismo
Lula 27/Out/2016 às 12:50 COMENTÁRIOS
Lula

ONU decide analisar ações de Sergio Moro contra Lula

Publicado em 27 Out, 2016 às 12h50

Organização das Nações Unidas (ONU) aceita denúncia de Lula contra Sergio Moro e procuradores da Lava Jato. Entidade internacional pede explicações ao atual governo brasileiro sobre investigações. Defesa do ex-presidente reclama de violações e de perseguição do juiz federal e membros da força-tarefa

ações de Sergio Moro contra Lula ONU denúncia
(Imagem: Lula em discurso na ONU na época em que era presidente da República)

A Organização das Nações Unidas (ONU) acatou, em caráter preliminar, a denúncia feita em 28 de julho pela defesa do ex-presidente Lula contra o juiz federal Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato.

Na ação, Lula afirma ser vítima de violação de direitos humanos e que é “perseguido” por Moro, a quem acusa por abuso de poder.

Por meio de nota (leia íntegra abaixo), a equipe de defesa de Lula informa que a demanda do petista passou por um primeiro juízo de admissibilidade e, em seguida, formalmente registrada no órgão internacional. No mesmo comunicado, a ONU anuncia ainda que o governo brasileiro foi intimado para fornecer “informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação”, em um prazo de até dois meses.

A equipe de defesa do ex-presidente considerou que Moro praticou “atos ilegais”, e cita a gravação e divulgação de conversas privadas dele com advogados e também com a presidenta afastada Dilma Rousseff. Outro ponto questionado pela defesa foi a condução coercitiva para um depoimento no dia 4 de março. De acordo com os advogados de Lula, a peça protocolada na sede do comitê, em Genebra, na Suíça, é uma “resposta” às ações de Moro que “não podem ser satisfatoriamente corrigidos na legislação brasileira”.

Na nota, os advogados do petista reafirmam a denúncia e cita acordos internacionais supostamente violados por Moro. “A ação pede ao Conselho que se pronuncie sobre as arbitrariedades praticadas pelo Juiz Sergio Moro contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados. As evidências apresentadas na ação se reportam, dentre outras coisas:

(i) à privação da liberdade por cerca de 6 horas imposta a Lula em 4 de março de 2016, por meio de uma condução coercitiva sem qualquer previsão legal; (ii) ao vazamento de materiais confidenciais para a imprensa e à divulgação de ligações interceptadas; (iii) a diversas medidas cautelares autorizadas injustificadamente; e, ainda, (iv) ao fato de Moro haver assumido em documento enviado ao STF, em 29/03/2016, o papel de acusador, imputando crime a Lula por doze vezes, além de antecipar juízo de valor sobre assunto pendente de julgamento”, diz trecho do documento.

Reserva

Moro tem evitado fazer declarações sobre Lula, réu em duas ações penais da Lava Jato, e os processos a que o ex-presidente responde na Justiça. Em uma rara declaração sobre o assunto, em Buenos Aires, Argentina, Moro foi questionado pela revista Veja se o ex-presidente será preso. “Sem comentários”, respondeu o magistrado.

Em uma breve entrevista concedida à revista, o juiz disse não saber até onde vai a Lava Jato. Em 14 de setembro, mesmo dia em que os procuradores da força-tarefa da Lava Jato denunciavam Lula como o “comandante máximo” do petrolão, Moro se apresentava como o principal convidado de um seminário nos Estados Unidos sobre a formação de líderes íntegros e a difusão de bons valores na política, promovido pela Universidade da Filadélfia.

Leia a íntegra da nota sobre a denúncia na ONU:

“Na qualidade de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebemos hoje (26/10/2016) documento emitido pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, informando que o comunicado individual feito em 28/07/2016 em favor de Lula passou por um primeiro juízo de admissibilidade e foi registrado perante aquele órgão. O mesmo comunicado informa que o governo brasileiro foi intimado também nesta data para apresentar ‘informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação’ no prazo de dois meses.

Na peça protocolada em julho, foram listadas diversas violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis, adotado pela ONU, praticadas pelo juiz Sergio Moro e pelos procuradores da Operação Lava-Jato contra Lula.

Tal Pacto assegura, dentre outras coisas: (a) proteção contra prisão ou detenção arbitrária (Artigo 9º); (b) direito de ser presumido inocente até que se prove a culpa na forma da lei (Artigo 14); (c) proteção contra interferências arbitrárias ou ilegais na privacidade, família, lar ou correspondência e contra ofensas ilegais à honra e à reputação (Artigo 17); e, ainda, (d) do direito a um tribunal independente e imparcial (Artigo 14).

A ação pede ao Conselho que se pronuncie sobre as arbitrariedades praticadas pelo Juiz Sergio Moro contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados. As evidências apresentadas na ação se reportam, dentre outras coisas: (i) à privação da liberdade por cerca de 6 horas imposta a Lula em 4 de março de 2016, por meio de uma condução coercitiva sem qualquer previsão legal; (ii) ao vazamento de materiais confidenciais para a imprensa e à divulgação de ligações interceptadas; (iii) a diversas medidas cautelares autorizadas injustificadamente; e, ainda, (iv) ao fato de Moro haver assumido em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, em 29/03/2016, o papel de acusador, imputando crime a Lula por doze vezes, além de antecipar juízo de valor sobre assunto pendente de julgamento.

A ação cita precedentes da Comissão de Direitos Humanos da ONU e de outras Cortes Internacionais, os quais mostram que, de acordo com a lei internacional, o Juiz Moro, por já haver cometido uma série de ações ilegais contra Lula, seus familiares, colaboradores e advogados, perdeu de forma irreparável sua imparcialidade para julgar o ex-Presidente.

Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-Presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU. A data é emblemática porque justamente hoje nos encontramos em Boston, para discutir o fenômeno do lawfare com especialistas da Universidade de Havard. É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil.”

Leia também:
Sergio Moro tem mais de 20 erros corrigidos por tribunais superiores
Erro de Sergio Moro custa casamento, emprego e reputação de ex-diretor da OAS
Juristas apontam série de erros na decisão de Moro que decretou prisão de Palocci
Gilmar Mendes deixa Sergio Moro atônito no Senado Federal
Os três erros da Justiça na “Operação Lula” e o imaculado Delcídio
Livro revela erros da Lava Jato e objetivos não-declarados da operação
Observações de jornalista e escritor italiano constrangem Sergio Moro

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS