Redação Pragmatismo
Justiça 22/Set/2016 às 10:37 COMENTÁRIOS
Justiça

Moro manda buscar Mantega no centro cirúrgico onde acompanhava a esposa

Publicado em 22 Set, 2016 às 10h37

Guido Mantega é preso a mando do juiz Sergio Moro. Ex-ministro da Fazenda acompanhava a esposa vítima de câncer em uma cirurgia

guido mantega sergio moro juiz
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, foi preso temporariamente pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, na 34ª fase da Operação Lava Jato.

Mantega foi detido no hospital Albert Einstein quando acompanhava a esposa, no momento em que ela passava por um procedimento cirúrgico para o tratamento de um câncer. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Sergio Moro.

Mantega foi levado para a sede da Superintendência da PF em São Paulo, e a expectativa é que ele seja encaminhado ainda nesta quinta para a sede da PF em Curitiba, para onde tradicionalmente são levados todos os presos pela Lava Jato.

A prisão de Mantega é temporária e tem duração de cinco dias, podendo ser prorrogada por igual período (ou transformada em prisão preventiva, caso a Justiça julgue necessário).

Na 34ª etapa da operação, intitulada Arquivo X, em referência à empresa OSX Construção Naval (do empresário Eike Batista, foram cumpridos 8 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, além de São Paulo.

De acordo com o juiz Sergio Moro, Mantega negociou com uma empresa contratada pela Petrobras o repasse de propina para o pagamento de dívida de campanha de partidos aliados do governo.

Fazenda

Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo da história, ao ficar no cargo por oito anos durante os Governos Lula e Dilma: ele comandou a condução da economia brasileira durante todo o segundo mandato do Governo do ex-presidente Lula (de 2006 a 2010) e durante o primeiro mandato da gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff (de 2010 a 2014). Também foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Ódio

No mesmo hospital Albert Einstein onde ele foi preso nesta quinta-feira, o ex-ministro da Fazenda já havia passado por um episódio que ganhou notoriedade pública: em fevereiro do ano passado foi hostilizado por clientes de uma cafeteria (relembre aqui).

Indecência

Ao comentar a prisão de Guido Mantega na manhã desta quinta-feira (22), o jornalista Paulo Nogueira questionou: “Depois de buscar Mantega no hospital, o que falta a lava jato fazer no rol das monstruosidades?”.

Nogueira afirma que prender Mantega no hospital, quando ele velava a mulher submetida a uma cirurgia, “ultrapassa todos os limites da decência”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS