Redação Pragmatismo
EUA 27/Set/2016 às 12:20 COMENTÁRIOS
EUA

Donald Trump vira piada na mídia dos EUA após despreparo em 1º debate

Publicado em 27 Set, 2016 às 12h20

Pesquisas e jornais revelam superioridade de Hillary Clinton em confronto contra Donald Trump. Confira o que disseram os editoriais do The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal sobre o 1º debate presidencial nos EUA

hillary clinton donald trump debate

Hillary Clinton parece ter levado vantagem sobre Donald Trump no primeiro debate entre os candidatos à Presidência dos EUA. As pesquisas publicadas após o encontro dão vitória à ex-senadora democrata.

No levantamento feito pelo canal CNN com telespectadores, Hillary venceu Trump por larga margem, 62% a 27%. Em outra pesquisa da CNN, com 20 eleitores indecisos da Flórida, 18 consideraram que Hillary foi melhor.

Três dos principais jornais norte-americanos dedicaram editoriais ao debate desta segunda. Para o “New York Times” e o “Washington Post”, Hillary foi a vitoriosa inconteste. Já o “Wall Street Journal” afirma que mediador Lester Holt, da NBC, foi mais incisivo com Trump do que com Hillary.

O “New York Times” escreve que “90 minutos nunca seriam suficientes para Trump redimir sua candidatura, mesmo que, por algum milagre, ele o quisesse”. Segundo o diário, “Trump tem mentido compulsivamente desde que entrou na disputa”, tendo mantido o comportamento no encontro de segunda.

Para o “Washington Post”, “Donald Trump parece incapaz de mover-se além de seus slogans que, como sempre, foram baseados em sua visão sombria dos Estados Unidos”.

O jornal enfatiza a diferença dos candidatos no quesito transparência. “Trump, mais uma vez, ofereceu desculpas falsas por se recusar a liberar suas declarações fiscais. Clinton, por sua vez, admitiu que estava errada em usar um servidor de e-mail privado e não ofereceu desculpas”.

O “Wall Street Journal” acusou o mediador, Lester Holt, de parcialidade. Ele “desafiou Trump em relação à sua afirmação dúbia de que tinha se oposto à guerra do Iraque antes da invasão, mas não confrontou Hillary em relação à sua afirmação falsa de que George W. Bush decidiu que os EUA deveriam se retirar do Iraque em 2011”.

PIADA

Segundo o apresentador Stephen Colbert, do programa de entrevistas “The Late Show”, Hillary Clinton estava tão preparada para o debate presidencial que “meu novo apelido para ela é: ‘Preparation H’ (Preparação H).”

Seth Meyers, do “Late Night”, exibiu um desenho do cérebro de Trump para explicar o motivo de o candidato republicano não ter memorizado certas informações e pontos de sua plataforma política como seus assessores queriam. O cérebro de Trump estaria sem espaço extra, por estar tomado pelas palavras que mais usou na campanha até agora: “tremendo”, “grande”, “muro”, “ótimo”, “grande”, “melhor” e (a filha) “Ivanka”.

cérebro donald trump

Confira abaixo as melhores piadas.

Stephen Colbert. “Trump fungou tanto durante o debate que parecia que ele estava remediando um resfriado com cocaína. Ele parecia com o padrinho cocainômano quando vai ao banheiro durante um casamento.”

Meyers. “O debate foi moderado por Lester Holt e interrompido por Donald Trump.”

“Depois de ontem à noite vários comentaristas do canal Fox (emissora conservadora que apoia Trump) disseram que Hillary Clinton foi a vencedora do debate. Talvez o tal do aquecimento global seja mesmo um trote, pois o inferno foi congelado.”

“Antes do debate Hillary Clinton tuítou sobre o fato de que nenhum presidente vivo apoia Donald Trump. Boa tentativa, Hillary. Mas fato é que Vladimir Putin está vivo.”

“O jornal New York Times anunciou que apoia a candidatura Hillary Clinton. E em notícia também impactante, Donald Trump está sendo apoiado pela revista Racismo & Maçonaria.”

“Foi publicado que a cantora Madonna comprou uma piñata (boneco em forma de animal cheio de doces) no formato de Donald Trump para o filho durante o final de semana. Uma piñata Donald Trump é como uma piñata normal, à exceção de que não existe nada dentro.”

Jimmy Fallon, “The Tonight Show”. “As mil pessoas presentes no auditório foram instruídas a não baterem palmas ou torcerem durante o debate. As pessoas que assistiram em casa perguntaram: ‘e chorar, pode?’”

“Em um de seus shows, o roqueiro Bruce Springsteen chamou Donald Trump de “idiota”. É por isso que Trump deu início a um campanha para provar que Springsteen não foi “Born in the U.S.A.” (nascido nos Estados Unidos).

Jimmy Kimmel, “Jimmy Kimmel Live”. “É muito difícil de acreditar que ainda existam eleitores indecisos. A escolha é bem laranja no branco”.

“É esperado que o debate tenha uma audiência monstruosa, do tipo de audiência que tiveram os episódios finais de ‘Cheers’ ou ‘M*A*S*H*’. De alguma forma, essa eleição parece como o episódio final da ‘América’.”

Conan O’Brien, “Conan”. “Antes do debate o presidente Barack Obama disse para Hillary Clinton ser ela mesma no palco. E para Donald Trump, ele disse: ‘por favor, por favooooooor, mas por favor mesmo: seja você mesmo”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS