Redação Pragmatismo
Saúde 14/Jul/2016 às 17:18 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem trans relata experiência com maternidade e amamentação

Publicado em 14 Jul, 2016 às 17h18

“Um bebê não se importa com qual pronome se referem a você”. Homem trans que enfrenta uma série de preconceitos ao lado do marido relata experiência com maternidade e amamentação

Trevor MacDonald homem trans maternidade e amamentação
Trevor MacDonald deu à luz a um menino e uma menina e amamenta ambos

Um pai transgênero não apenas deu à luz a dois bebês, mas conseguiu amamentar os seus filhos. O canadense Trevor MacDonald, que nasceu mulher, tomou hormônios e decidiu retirar os seios, mas não fez a cirurgia de mudança de sexo e engravidou, em 2012.

Durante a gravidez, ele e seu parceiro Ken começaram a pesquisar sobre a possibilidade de amamentar, apesar da retirada do tecido mamário, se ele interrompesse momentaneamente as doses de testosterona.

Os primeiros dias de adaptação ao novo sistema foram difíceis, mas Trevor conseguiu se acostumar. “A amamentação tomou dimensões nas nossas vidas que eu nunca poderia imaginar”, disse Trevor.

“Li muito sobre partos e bebês e aprendi que eu poderia produzir um pouco de leite, apesar da cirurgia, e que essas gotas de leite materno poderiam ser boas para a saúde do meu filho”, contou.

A experiência foi tão boa que o casal passou por tudo novamente e deu à luz uma menina no fim de outubro, que também está sendo amamentada por Trevor. “Ela começou a mamar sem problemas rapidamente”.

Todo o processo está no livro “Where’s the Mother?: Stories from a Transgender Dad” (Onde está a mamãe?: Depoimentos de um pai transgênero, em português).

“Ao se ouvir que uma pessoa trans engravidou, a reação é: ‘Isso não faz sentido’. No entanto, as coisas são mais complexas. Somos muito mais diversos”, contou Trevor ao The Guardian.

O tratamento e a cirurgia, porém, diminuíram a capacidade de amamentar do homem de 31 anos. Por isso, ele mistura o próprio leite com o que é doado pela comunidade. MacDonald conta a experiência no blog Milk Junkies.

Leia também:
Mulher é bloqueada do Facebook após rejeitar “desafio da maternidade”
Parto normal ou cesárea? Conheça mitos e verdades sobre cada um
Comer placenta para quê?
A violência obstétrica contra as mulheres

com informações de The Guardian, Extra e Catraca Livre

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS