Redação Pragmatismo
Homofobia 16/Jun/2016 às 16:41 COMENTÁRIOS
Homofobia

O país que aprovou o 'exame anal' para detectar e punir homossexuais

Publicado em 16 Jun, 2016 às 16h41

Quênia determina que 'exame anal' é legal para provar homossexualidade. Relações homossexuais são consideradas crime no país, e podem acarretar em até 14 anos de prisão como punição

quênia lgbt gay lei direitos
Manifestantes quenianos em manifestação contra as leis sobre os direitos LGBT (reprodução)

A justiça do Quênia decidiu, nesta semana, que os testes anais – empregados para determinar se um homem é ou não homossexual – são procedimentos legais.

Segundo a BBC, o processo foi movido por dois homens que foram submetidos ao exame para provar que eles haviam se relacionado sexualmente. A intenção era de que o exame fosse considerado ilegal. Segundo o Irish Times eles também foram submetidos a testes de HIV.

Relações homossexuais são consideradas crime no país, e podem acarretar em até 14 anos de prisão como punição. Os dois foram presos em fevereiro de 2015.

O juiz Mathew Emukule, da cidade costeira de Mombasa, afirmou que o procedimento está dentro da lei, e não acatou as alegações de que os dois homens foram alvo de discriminação sexual. De acordo com o portal Pink News, a prática também é comum em outros países, como o Líbano.

Leia também:
O movimento LGBT: do arco-íris ao vermelho-sangue
O Estado Democrático de Direito e os homossexuais no Brasil
Obama explica como suas filhas mudaram sua opinião sobre o casamento gay

O advogado dos dois afirmou que vai recorrer da decisão.

Segundo organizações LGBT e de Direitos Humanos, o teste não tem nenhuma base científica e é uma forma de tortura e de abuso sexual.

HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS