Redação Pragmatismo
Corrupção 10/Jun/2016 às 14:35 COMENTÁRIOS
Corrupção

Ídolo dos protestos, Japonês da PF vai cumprir pena com tornozeleira eletrônica

Publicado em 10 Jun, 2016 às 14h35

Símbolo das manifestações "contra a corrupção" e a favor do impeachment, Japonês da Federal vai cumprir pena em casa com tornozeleira eletrônica. Newton Ishii foi condenado a mais de 4 anos de prisão e cumprirá medida alternativa devido à falta de vagas no sistema penitenciário

Japonês da Federal pena corrupto

O policial federal Newton Ishii, que virou um dos símbolos da Operação Lava Jato, começará a utilizar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (10) para cumprir em casa a pena de quatro anos, dois meses e 21 dias a que foi condenado por facilitar a entrada de contrabando no país. Apelidado de Japonês da Federal, após ter sido filmado e fotografado acompanhando diversos acusados da Lava Jato no momento da prisão, Ishii foi preso na última quarta-feira em Curitiba.

O agente poderá cumprir sua pena em casa com algumas restrições da Justiça. Ele não poderá deixar a capital paranaense sem autorização prévia das autoridades judiciais nem sair de casa aos sábados e domingos. Nos demais dias da semana, Ishii terá de estar em sua residência entre 23h e 5h.

O Japonês da Federal seguirá com a tornozeleira pelo menos até 21 de outubro. Ele cumprirá medida alternativa em razão da falta de vagas no sistema penitenciário para cumprir a pena no regime semiaberto tradicional.

A Justiça entendeu que o agente federal, em conjunto com outros investigados, facilitava a entrada de contrabando no Brasil, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu. Em fevereiro deste ano, quando estava de férias, foi a Brasília visitar o Congresso Nacional. Na ocasião, Ishii foi tietado por parlamentares como Jair Bolsonaro e o seu filho, Eduardo Bolsonaro.

No Carnaval deste ano, o Japonês da Federal foi homenageado com um boneco gigante na tradicional folia de rua em Olinda (PE). Também foram confeccionadas máscaras inspiradas em seu rosto e compostas até marchinhas de bloco de rua.

Funcionário da Polícia Federal desde 1976, Newton Ishii foi chefe do Núcleo de Operações da PF em Curitiba e chegou a ser expulso da corporação em 2003, quando foi preso na Operação Sacuri. Ele se aposentou no mesmo ano. Em 2014, teve a aposentadora revogada e foi reintegrado à corporação. Agora, com o início do cumprimento da pena, voltou a ser afastado da PF.

O folclore em torno de Ishii aumentou quando, em gravação feita por Bernardo, filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, ele foi citado e chamado de o “japonês bonzinho” suspeito de vazar informações da Lava Jato para revistas semanais em troca de dinheiro.

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS