Redação Pragmatismo
Corrupção 25/Mai/2016 às 14:56 COMENTÁRIOS
Corrupção

Gilmar Mendes manda arquivar 2º pedido de inquérito contra Aécio Neves

Publicado em 25 Mai, 2016 às 14h56

Pela segunda vez em duas semanas, Gilmar Mendes manda de volta ao procurador-geral da República pedido de abertura de inquérito contra Aécio Neves, presidente do PSDB. Ministro do STF pediu ainda a Rodrigo Janot para reavaliar se é o caso de investigar o senador tucano

Gilmar Mendes Aécio Neves
Sem demonstrar qualquer constrangimento, Gilmar Mendes age abertamente no STF como porta-voz de Aécio Neves e do PSDB

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Gilmar questiona Janot se ele considera mesmo necessário levar adiante as apurações. São alvos do mesmo pedido de abertura de inquérito o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Esta é a segunda vez que Gilmar questiona a PGR sobre a abertura de um inquérito envolvendo o senador tucano. No primeiro pedido devolvido a Janot, um dia depois de ter autorizado o início das investigações, o ministro mandou paralisar as ações e solicitou um parecer do procurador-geral sobre a necessidade das apurações.

A PGR ainda não enviou resposta. O pedido foi feito por causa das citações do ex-senador cassado Delcídio do Amaral (MS) que associam o presidente do PSDB ao esquema de corrupção de Furnas.

No segundo pedido contra Aécio, a Procuradoria-Geral da República pede autorização para investigar se Aécio participou de uma manobra para camuflar dados do Banco Rural com o objetivo de esconder operações financeiras do chamado mensalão mineiro ou tucano.

Na defesa prévia apresentada, Aécio argumenta que não há elementos mínimos para justificar a instauração de um inquérito.

Também nesse caso a fonte de informação é Delcídio. O tucano nega envolvimento em irregularidades e diz que o envolvimento de seu nome interessa ao PT.

Aécio Neves é citado por diversos delatores da Lava Jato. O senador tucano ainda integra a lista da Odebrecht e apareceu nos áudios divulgados esta semana de Romero Jucá e Renan Calheiros.

com AE e Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Leonardo Postado em 25/Mai/2016 às 15:04

    Com essa turma não há o perigo do "fogo amigo". São profissionais.

  2. Peter Postado em 25/Mai/2016 às 15:14

    Me desculpe esse canalha não merece ser chamado de ministro... e sim de cabresto do PSDB...

  3. Deisi Postado em 25/Mai/2016 às 15:38

    O Beiçola, não vale o que o gato enterra, pior nada acontece com o salafrário, tá tudo dominado, nossas instituições estão atolafadas na lama.

    • poliana Postado em 25/Mai/2016 às 17:04

      e ainda dizem q o pt aparelhou o Supremo.

      • Pedro Postado em 26/Mai/2016 às 02:53

        touché.

  4. Julia Postado em 25/Mai/2016 às 16:21

    E uma vergonha... Esse GIlmar faz o que quer ...esse Zé Roela ladrão do Aecio...e fica por isso mesmo?

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 25/Mai/2016 às 17:42

    Ministro tucano bateu a beiçola na mesa com força e mandou "deixem meu menino senador em paz".

    • Deisi Postado em 26/Mai/2016 às 09:18

      O Gilmar Mendes ainda está no STF, graças ao Cunha e os congresso golpista. Antes aos 75 anos teria que aposentar, o Cunha deu a ele a oportunidade aos ministros ficarem no STF, até morre.

  6. Rosangela pereira Postado em 25/Mai/2016 às 21:21

    que vergonha e ele nao esconde que defende o PSDB

  7. Samira Postado em 25/Mai/2016 às 22:31

    Um país minimamente sério não toleraria esses abusos, rompantes, disparates e momices dessa criatura odiosa que se diz juiz da suprema corte. Nem seus pares autorizariam tal postura. Mas estamos no Brasil, onde esse tipo de desvio, de escárnio, de desfaçatez é admitido. Que arremedo de justiça temos aqui. Ai, ai, pobre Brasil. Não voltamos 30 anos na História com esse golpe. Voltamos à Era das Cavernas.

  8. enganado Postado em 26/Mai/2016 às 00:13

    Tô desconfiado que esses dois estão fazendo um baita 69 (sessenta e nove) há muito tempo. Isto porque a GRANA do AÓPIO já virou PÓ faz muito tempo; então só pode estar bem duro e sem GRANA=PROPINA para presentear o Imundo do Gilmar "Dantas". O __ braZil __ se tornou uma """POCILGA""" da Direita. A moral da Nação está pior que Porta de Zona, ou seja, todo mundo tira sarro, goza, não limpa e vai embora. Que exército de merda o __braZil__ tem, se não serve pelo menos para obrigar as Quadrilhas a cumprirem o que está escrito no Gibi, então pode-se concluir que o tal de exército é um rolo de papel higiênico, qdo não está enrolado com os GOLPISTA, então na merda. ___“” braZil, –– slogan –– ___””””” ÓDIO e RETROCESSO ””””___ ___“” braZil,__Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ””___ ___”” GOLPE-2018 “””, PLUTORACIA Eterna___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  9. Pedro Postado em 27/Mai/2016 às 05:55

    Poxa, eu queria um anjo da guarda desses. Eu hein.

  10. sandro Postado em 27/Mai/2016 às 19:29

    Conversa gravada entre gilmar beiçola tucano merdes e aecim: Beiçola:Já tá ficando na cara seu filho de uma égua. aecim:me desculpe,mas roubar foi virando força do habito. beiçola:essa causa de acabar com o Lula e a Dilma e eleger você,vai acabar é comigo. aecim:segura as pontas,que deve acontecer só mais uns 30 pedidos de abertura de inquérito. beiçola:to fodido,agora não tem como voltar atrás,vou fazer o possível.

  11. C.Pimenta Postado em 28/Mai/2016 às 12:15

    O ministro(sic) golpista esconde sua própria ignorância atrás de sua arrogância: http://outraspalavras.net/brasil/gilmar-mendes-ignorancia-e-preconceito/

  12. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 30/Mai/2016 às 17:15

    será que é porque o sr.gilmar tem algum vìnculo com o aércio no caso furnas?

  13. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 30/Mai/2016 às 17:27

    investiguem o mensalão de furnas e acharão a resposta do porque de tudo isso.