Redação Pragmatismo
Juristas 05/Mar/2016 às 18:37 COMENTÁRIOS

Sérgio Moro mentiu ao afirmar que acolheu coercitiva de Lula a pedido do MPF?

MPF não pede coercitiva de Lula em documento original, mas Moro concede. O juiz também disse que a condução coercitiva só seria "necessária caso o ex-Presidente convidado a acompanhar a autoridade policial para prestar depoimento na data das buscas e apreensões não aceite o convite". Lula não foi convidado

Moro Lula coercitiva Lava Jato
MPF não pede coercitiva de Lula em documento original, mas Sérgio Moro concede

Patricia Faermann, Jornal GGN

Na decisão aprovando a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sergio Moro afirmou que acolheu o pedido da equipe de procuradores da força tarefa da Operação Lava Jato. No documento de 113 páginas, contudo, o MPF não solicita a condução coercitiva de Lula, a quem pede, apenas, que fosse alvo de medidas cautelares de busca e apreensão e de quebra de sigilo telemático.

Embora o ex-­Presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação“, disse o juiz Sergio Moro, no despacho que, ao contrário do que informou, não “autorizou” a condução coercitiva de Lula, mas ordenou.

De acordo Moro, a solicitação partiu do Ministério Púlico Federal, pelos procuradores da equipe, sob comando de Deltan Martinazzo Dallagnol, no sábado do dia 20 de fevereiro. No documento, os procuradores afirmaram que com “forte indícios” diversos “fatos vinculados ao esquema que fraudou as licitações da PETROBRAS apontam que o ex-Presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA [LULA], tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou“.

O pedido dos procuradores aponta que, “com o avanço das investigações no âmbito da Operação Lava Jato, surgiram fortes indícios de que LULA, presidente de honra do INSTITUTO LUIZ INACIO LULA DA SILVA, tem relação próxima com os executivos das empreiteiras envolvidas nas condutas delitivas perpetradas no seio e em desfavor da PETROBRAS“.

moro condução coercitiva Lula

Dallagnol e sua equipe contextualizaram e detalharam o que indicaram ser “fortes indícios” do envolvimento do ex-presidente Lula com a Operação Lava Jato. A conclusão foi que: “aparentemente, as empreiteiras realizaram doações ao INSTITUTO LUIZ INACIO LULA DA SILVA buscando auxiliá-lo na promoção dos fins a que se destina. Supostamente, os valores recebidos pela L.I.L.S. PALESTRAS, EVENTOS E PUBLICAÇÕES LTDA. destinaram-se ao pagamento de palestras“.

Como estes fatos não teriam relações com ilegalidades ou irregularidades, os próprios procuradores ressaltaram que: “a priori, não há algo de ilícito em realizar palestras e receber por elas, assim como doações oficiais a entidades com fins sociais são perfeitamente legais e, da mesma forma, contratos de consultoria são lícitos“.

A busca para a motivação de colocar Lula como alvo da Lava Jato foi justificada da seguinte forma: “o problema surge quando há indicativos ou provas de que as doações, os contratos e os serviços foram usados para esconder a natureza real de pagamentos de propina. Em diversas situações já denunciadas como crimes no caso Lava Jato a prestação de serviços ocorreu, mas foi superfaturada para ocultar o pagamento de propinas. A suspeita, fundada, agora, é que as supostas palestras e doações possam ter sido usadas como justificativas formais para pagamentos de vantagens indevidas“, informou o documento.

Para esclarecer e aprofundar essa suposição, a equipe pediu autorização para Moro de uma série de mandados. Lula e sua esposa, dona Marisa, eram alvos apenas do pedido de “medidas cautelares de busca e apreensão e de quebra de sigilo telemático“.

O juiz da Vara Federal de Curitiba avançou sobre o que não foi solicitado a princípio, afirmando que o pedido de condução coercitiva de Lula teria sido “pleiteado em separado“.

A justificativa seria evitar “tumulto provocado por militantes políticos, como o ocorrido no dia 17/02/2016, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo“, conforme depois enfatizado pelos investigadore na coletiva de imprensa. “Colhendo o depoimento mediante condução coercitiva, são menores as probabilidades de que algo semelhante ocorra, já que essas manifestações não aparentam ser totalmente espontâneas“, ainda denotou Moro.

Moro resguardou-se de possíveis indicações políticas em sua tomada de medida e afirmou que a ordem “não envolve qualquer juízo de antecipação de responsabilidade criminal, nem tem por objetivo cercear direitos do ex­-Presidente ou colocá­lo em situação vexatória“.

Prestar depoimento em investigação policial é algo a que qualquer pessoa, como investigado ou testemunha, está sujeita e serve unicamente para esclarecer fatos ou propiciar oportunidade para esclarecimento de fatos. Com essas observações, usualmente desnecessárias, mas aqui relevantes, defiro parcialmente o requerido pelo MPF para a expedição de mandado de condução coercitiva para colheita do depoimento do ex-­Presidente Luiz Inácio Lula da Silva“, concluiu Sergio Moro.

Além disso, o juiz da Lava Jato disse que a “utilização do mandado” de condução coercitiva “só será necessária caso o ex-Presidente convidado a acompanhar a autoridade policial para prestar depoimento na data das buscas e apreensões, não aceite o convite“. Entretanto, pulou-se a etapa do convite a Lula para prestar depoimento.

Íntegra dos arquivos:
Despacho de Sérgio Moro para a coercitiva de Lula
Pedido do MPF sobre mandados que miram Lula

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. GRumiatto Postado em 05/Mar/2016 às 22:20

    Uma vez que não havia fundamento legal para a "condução coercitiva", o que houve foi sequestro do ex-Presidente da República por parte de agentes do Estado. Sim, pois Lula foi levado à força de sua casa, sem respaldo na lei. Isso se chama sequestro.

  2. Renato Alves Machado Postado em 05/Mar/2016 às 23:21

    O MORO TEM QUE SER PUNIDO COM O MESMO RIGOR COM QUE SEMPRE PUNIU AFINAL NADA MAIS JUSTO QUE ELE SEJA JULGADO COM O MESMO RIGOR QUE SEMPRE DEFENDEU, ELE COMETEU UM CRIME CONTRA O LULA E CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA E TEM QUE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS LEGAIS DISSO!

  3. WILSON Postado em 05/Mar/2016 às 23:26

    PRESTEM ATENÇÃO NO TEXTO ABAIXO: " Começa o plano B dos grandes centros financeiros do mundo. Agora começa a Grande Batalha do Atlântico Sul." Vou ser direto. Teorias conspiratórias sempre receberam pechas pejorativas. Isto é uma forma de desacreditar quem ousa pensar fora da caixa. Mas certas teorias são amplamente confirmadas pela prática. Logo, a teoria que foi ao ar pelo jornalista Paulo Henrique Amorim Afirmando que os russos alertaram o governo brasileiro... Sobre o golpe da CIA mediante a manipulação dos desdobramentos da operação Lava-Jato ( aqui: http://www.conversaafiada.com.br/po…/obama-esta-na-lava- jato ) É de uma precisão tremenda. Não temos mais tempo... Temos que reagir !!! A intenção é enfraquecer o governo... Enfraquecer a Petrobras para vendê-la à Chevron. Caçar o Lula e prendê-lo... Derrubar o governo Dilma... É retirar o Brasil do BRICS. A operação Lava-Jato é uma TENTATIVA de golpe. Sérgio Moro é teleguiado. Ele é um agente contratado para tentar desmantelar o desenvolvimentismo nacional dos últimos 13 anos e destruir o PT. Ele também é um desequilibrado, logo, é figura certa nos planos financeiros/desestabilizadores americanos. Não vamos poder contar. - Com a imprensa do golpe. Ela jamais atuaria contra os interesses dela mesma, qual sejam, recolonizar o Brasil. - Com aqueles coxinhas fanáticos antipetistas. Eles tiveram seus cérebros lavados de tal maneira que sobrou apenas sabão na caixa craniana. - Com os esquerdistas mais radicais. Eles sonham com um colapso que lhes daria a grande chance de lutar ao lado de anarquistas imbecis tacando pedras em vidraças, além de reafirmarem sua "revolução sem povo". - Com boa parte do Judiciário aparelhado ao contrário. Juízes, procuradores, promotores e delegados, muitos deles, foram colocados ao longo dos anos em postos centrais de decisões judiciais por grupos golpistas do grande capital. Os russos com suas inteligências bem informadas deram o aviso: a Lava Jato é para entregar a Petrobrax à Chevron. Os Ivans têm experiências que dispensam maiores comentários. Vladimir Putin era da KGB. Eles sabem do que estão falando. O Lula avisou: Vai começar a bater asas denunciando o golpe e as ingerências externas por esse Brasil afora, E fora do país oportunamente também. Só mais um alerta !!! Antes eu tinha dúvidas, agora tenho certeza: José Eduardo Cardozo não é um banana, ele é um quinta-coluna. A nossa Independência AGORA vai ter que ser gritada de verdade, pela primeira vez. E espero que sem mortes... VAMOS NOS ORGANIZAR - VAMOS OCUPAR AS RUAS !!! Texto descrição: Daniel Spirin Reynaldo Vídeo e texto do vídeo: Cibele Laura

  4. WILSON Postado em 05/Mar/2016 às 23:55

    Cara amiga e companheira estamos jogando um jogo - um jogo de xadrez - José Cardoso foi uma das peças chaves para o desastre e queda do Juiz Moro - porque se a justiça não o fizer , nós o povo vamos todos pessoalmente cobrar in loco - lá em Curitiba onde este Juiz fica - e ele pessoalmente vai ter que sentar, e se explicar - tamanha petulância - desafiando as Leis e a Democracia Brasileira - e se necessário vamos leva-lo a GUILHOTINA - que deveria ser o destino de pessoinhas que se denominam deuses - e brincam com os destino de MILHÕES DE BRASILEIROS E O FUTURO DA NOSSA PÁTRIA - E DA NOSSA NAÇÃO BRASILEIRA...

  5. Humberto Postado em 06/Mar/2016 às 00:16

    Um ditadorzinho, colocando suas camisas pretas, acha que está acima do bem e do mal. Precisa ser denunciado as cortes internacionais, antes que cocretize seu golpe midiático

    • vanda roza de oliveira Postado em 06/Mar/2016 às 04:54

      Sempre admirei os juizes,por sua grandeza em julgar e ser o mais parcial possivel com sua sentença. Estamos diante de uma barbárie sem precedente,um retrocesso, estamos a merce desse juiz imparcial e um judiciário que ve tudo,e se omite de tomar medidas contra todo esse mar de lama que esse juiz colocou o judiciário.Sinto como se tivessemos que voltar novamente ao incio e recomeçar uma era sem que esse tipo de juiz fosse incapaz de atuar,de outra forma vamos nos tornar um pais cada vez mais desrespeitoso com a lei,com o professor moro,ai mora o perigo.

    • Álvaro Antônio Postado em 06/Mar/2016 às 14:46

      Concordo, temos que tomar cuidado com golpes de estado, agora que vemos que a juízes políticos... Foi mostrado que esse cara é filiado ao PSDB

    • Andre FLN Postado em 06/Mar/2016 às 16:14

      São muitos erros pra uma "Excelência"...

      • lazaro jose de miranda Postado em 07/Mar/2016 às 17:46

        O DR MORO PERDEU SUA AUTORIDADE. ELE ESTA AGINDO COM PARCIALIDADE. PREJUDICANDO UNS PARA. BENEFICIAR OUTROS.

    • Fábio José Vieira Postado em 06/Mar/2016 às 21:24

      Dirigida à OAB e CNJ - Uma dúvida requer resposta: Moro (MPF), Nardes (TCU), Aécio (SENADO), Gilmar Mendes e outros Ministros (STF), como Celso de Melo ao proferir seu voto de no Supremo tem afirmado que ninguém está acima da Lei e todos a ela se sujeitam, até mesmo o ex presidente #Lula e a Presidenta da República. Indagamos á OAB e ao CNJ: Estes e outros das nossas mais NOBRE INSTITUIÇÕES estão acima da Lei ? Tenho dito não devemos ( a POPULAÇÃO) cobrar destes pois são meros prepostos e sim das INSTITUIÇÕES que eles representam. Quem os julga ? [email protected]

      • Ivan Gramacho Postado em 19/Mar/2016 às 11:55

        Muito boa reflexão, e se ninguém está acima da lei, porque Juízes dobram seus salário de R$ 37.000,00 para R$ 76.000,00 desrespeitando o limite máximo determinado pela CONSTITUIÇÃO. Cade este Senhores de capa preta para explicar este ilícito.

      • Mirian Postado em 13/Jun/2016 às 21:04

        Boa pergunta meu caro colega. Gostaria desta resposta urgentemente.

    • Antonio Leonel de azevedo Postado em 07/Mar/2016 às 12:16

      Olá Humberto, não sei se você é Advogado, porém uma coisa você deve saber: NINGUÉM --- NINGUÉM MESMO --- ESTÁ ACIMA DA LEI, COMO ALIÁS TEM REITERADO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. WILSON

    • Rogerio Postado em 07/Mar/2016 às 15:34

      Esse cara age estranhamente. Tem que ser investigado.

      • Ivan Gramachp Postado em 19/Mar/2016 às 12:00

        Dilema na Roma antiga: ”Quis custodiet ipsos custodes?” – ”Quem vigia os vigias?”

    • Gilberto Postado em 08/Mar/2016 às 17:20

      O cachaceiro mentiu dizendo que os imoveis não era de, com a condenação dos tranbiqueiros da Odebrecht a casa vai ruir mais rapido que voçe falar possa falar lula ladrão

    • Mirian Postado em 13/Jun/2016 às 21:02

      Apoiado Humberto...mas esse processo tem q ser rápido pq o bicho ( moro) é maquiavélico.

  6. ALGOPI Postado em 06/Mar/2016 às 00:19

    Um cinico a serviço do golpe..

  7. Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:26

    " Além disso, o juiz da Lava Jato disse que a “utilização do mandado” de condução coercitiva “só será necessária caso o ex-Presidente convidado a acompanhar a autoridade policial para prestar depoimento na data das buscas e apreensões, não aceite o convite”. Entretanto, pulou-se a etapa do convite a Lula para prestar depoimento." e agora, pulou o que seria necessário para que o ato fosse necessário e legal, foi um erro para evitar tumulto.... na justiça já existe alguma lei que aceita que se cometam erros para que se evitem outros..... que se usasse o aparato policial para evitar o tumulto, que não haveria se não houvesse vazamentos das operações para a mídia..... o STF deveria ser chamado para investigar esta operação.

    • João das coves! Postado em 07/Mar/2016 às 22:05

      No CPC consta no Art. 798. Além dos procedimentos cautelares específicos, que este Código regula no Capítulo II deste Livro, poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação. Prisão Cautelar! AHAHAHAH!!!

    • Carlos Postado em 11/Jun/2016 às 19:43

      Chamar o STF? Tá de brincadeira.Os "togados" devem estar tão enlameados quanto o Jucá, o Sarney, o Cunha e o Calheiros. Isto sem falar no "Japonês" da Federal. É água batendo em tudo quanto é bunda.

  8. Ninguém Postado em 06/Mar/2016 às 00:29

    Esse juizeco é muito cara de pau. Acha que todos somos imbecis.

    • sbs fds Postado em 08/Mar/2016 às 08:12

      Agora é juizeco né? Ta lutando contra o mal...

  9. hb cwb Postado em 06/Mar/2016 às 00:34

    O juiz da sentença pronta (Moro), age igual a uma criança que apronta traquinagens e se justifica com desculpas e alegações pueris; nos considera, brasileiras e brasileiros, incluindo seus colegas de formação e profissão, seres inocentes, desinformados, desprovidos de inteligência, quando justifica e alega os motivos das suas ações midiáticas e instigadoras a compreensões equivocadas por uma parte da população. Semelhante a aquela criança traquina, se sente dono da razão, quando outros coleguinhas saem em defesa de suas traquinagens e não é devidamente advertida e orientada.

    • Zilda Basilio Postado em 06/Mar/2016 às 09:44

      Mas ele não acha que seus colegas de formação e profissão são desprovidos de inteligência. Ele tem certeza. E tá passando essa certeza pra nós. O q fizeram os "colegas" até agora? Alguns comentários somente. E daí? Será que não tem como chamar esse juizinho à realidade e informá-lo que ele não está acima da Lei? Ou ele é a própria Constituição? E que Constituição é essa que está sendo partidária?

  10. sonia maria Postado em 06/Mar/2016 às 00:49

    Esse moro já me cansou.

  11. luiz Postado em 06/Mar/2016 às 00:54

    PILANTRA , SUJO, RASTEIRO, CORRUPTO.

  12. Onda Vermelha Postado em 06/Mar/2016 às 03:32

    A máscara desse juiz truculento e parcial já caiu. Acredite nele quem quiser! Vejam essa história investigada pelo DCM. O pai do Moro foi apoiador da ditadura, fundador e militante do PSDB de Maringá. A história de que sua esposa advogou para o PSDB já era conhecida, mas essa do pai não! Veja em http://plantaobrasil.net/news.asp?nID=92836

    • Guilherme Postado em 06/Mar/2016 às 11:06

      Caro Rodrigo, acho que não entendeste nada do que leste. O ponto central não é se ela trabalha ou trabalhou para o partido tucano, mas sim todas as outras vinculações, que por coincidência vão dar justamente no Nascedouro tucânico.

    • Onda Vermelha Postado em 06/Mar/2016 às 14:19

      Rodrigo acho que no fundo você já entendeu. Tenta-se blindar o juiz Moro e a "força tarefa" dizendo que são imparciais para se legitimar ilegalidades. As "evidências", termo da moda muito utilizado pelos procuradores da Lava-Jato, demonstram o contrário. Delegados da PF fizeram campanha explícita para o Aécio Neves(PSDB) nas eleições de 2014 pelas redes sociais meses depois de deflagrada a operação. Alguns membros MPF, como Carlos Fernandes Lima possuem um passado obscuro quando buscar "livrar" sua esposa de investigações conduzidas pelo mesmo juiz Moro do rumoroso Caso Banestado, quando subitamente tudo foi "abafado" quando se chegou a altos membros tucanato. Os vazamentos seletivos atingem em regra membros do PT (ou próximos), mesmo quando o mesmo delator faz referência a membros da oposição, seja FHC, Sérgio Guerra, Aécio, etc. Entretanto, Dias Tofoli, desde que chegou ao STF, e hoje mais ainda, se apresenta muito mais alinhado as posições de Gilmar Mendes, que mesmo muitos coxinhas deixaram de atacá-lo nas redes sociais. Estarei errado? Penso que não!

    • Pedro Almeida De oliveira Postado em 06/Mar/2016 às 14:51

      É mais ele tem que investigar esse apartamento do pilantra do F.H.C.

    • Érico Novais Neto Postado em 06/Mar/2016 às 15:49

      Moro é parcial porque sua mulher trabalhou para o PSDB, porque as investigações se dirigem somente contra o PT e contra Lula, porque os presos logo que caluniam o PT ou Dilma são liberados, porque o PSDB também delatado não é investigado, e muitos outros argumentos ótimos. O Ministro do STF pode ter trabalhado para o PT, e não está impedido por isto, pois sua nomeação passou por todas as instâncias legais, pode se julgar impedido para se manifestar sobre algo, mas isto é questão de foro íntimo.

    • Salomon Postado em 06/Mar/2016 às 18:10

      Rodrigo, os juízes da Suprema Corte são escolhidos por indicação "política". Os juízes de primeira instância são escolhidos por concurso público de provas e títulos, sendo vedada a filiação partidária. Percebeu a diferença?

    • destruidor Postado em 07/Mar/2016 às 23:04

      Pq ele não mandou prender o tucano do Ricardo Sergio de Oliveira? http://www.istoe.com.br/reportagens/17020_CONTA+TUCANO. Isso sem falar que ele foi testemunha de um bandido que participou no esquema de corrupção na cidade Maringá. http://tijolaco.com.br/blog/a-historia-do-doleiro-que-a-midia-nao-contou/. E de novo estava Youssef na lavagem de dinheiro, junto com o Moro. Então Youssef fez o Moro de trouxa? Outro coxinha analfabeto político.

  13. Elioenai Santos Postado em 06/Mar/2016 às 07:57

    Esse juiz coxinha pensa que engana quem com esse discurso fajuta , Aécio Neves já foi citado 3 vezes nas delações e o cara fica calado , vai caçar uma rola !!

  14. Sérgio Gogosz Postado em 06/Mar/2016 às 09:04

    Quanto mais eu me deparo com certos líderes, principalmente, religiosos, pois sou cristão, mais eu vejo que essa gente é manipuladora sem escrúpulo, claro, tem exceções!!! Ontem mesmo assistindo a Rede evangelizar lá estava novamente o Pe Manzoti querendo passar uma imagem ruim de Lula!!! Bem, quanto ao Governador Beto Richa - que por sinal agrediu criminosamente os professores, alunos e cidadãos no dia 29/04/2016 e que jamais será esquecido, ainda mais, em seu governo tinha um esquema de corrupção tão grande de auditores fiscais que foi desvendado pelo GAECO!!! Mas o Pe Manzotti o chama meu amigo Governador Beto Richa!!! Agora, esse Juiz Moro que está intimamente ligado ao PSDB vem extrapolando tudo o que é de direito contra o maior líder dessa Nação - Luis Inácio Lula da Silva!!! Pe Manzotti tome come exemplo o Papa Francisco e fique do lado dos pobres!!!

  15. Kleber Postado em 06/Mar/2016 às 10:01

    "Quanta coincidência... Vamos usar metodologia científica, e partir das origens dos personagens. O pai do Juiz Sérgio Fernando Moro foi o fundador do PSDB no município de Maringá, no Paraná. A esposa do Juiz Sérgio Fernando Moro é advogada do PSDB, funcionária ou prestadora de serviços ao PSDB, e assessora jurídica do vice governador de Beto Richa, Flávio Arns, que é do PSDB. O Juiz Sérgio Moro é amigo íntimo e doador de campanha do deputado Francischini, um dos maiores detratores do PT e pai de boa parte das calúnias contra o governo federal, que circula nas redes sociais. O Juiz Sérgio Moro é do município paranaense de Maringá. O doleiro Alberto Youssef é do município paranaense de Maringá. O Senador Álvaro Dias é do Município paranaense de Maringá, os três freqüentam os mesmos círculos, têm convívio regular e foram muitas vezes vistos e fotografados juntos. O principal delator da Lava Jato, uma espécie de assessor do Moro, é o senhor Joel Malucelli, e quem é Malucelli, senão o suplente do Senador Álvaro Dias? Malucelli é o dono da Rádio Globo do Paraná e de uma repetidora da tevê Bandeirantes, no estado. É banqueiro e empreiteiro, tendo as concessões de diversos postos de pedágio, lá na república do Paranaguay. Um primo de Sérgio Moro, dono de uma rede de supermercados, é um dos maiores financiadores de campanha do PSDB, e é assessor parlamentar de quem? Isso mesmo, Álvaro Dias. O tio da mulher de Sérgio Moro era investigado, sob suspeita de ser sócio de Alberto Youssef. Moro interrompeu as investigações. O titio é do PSDB. (Francisco Costa sobre o Juiz que comanda a Operação Lava Jato)"

  16. Rabisaque Moreira Cruz Postado em 06/Mar/2016 às 10:28

    Vamos fazer uma mobilização nocional, contra este juiz tucano.

  17. Eduardo Ribeiro Postado em 06/Mar/2016 às 11:35

    Acho que nunca vi uma máscara cair tão forte quanto a máscara do Moro caiu na sexta-feira. Essa condução coercitiva pode ter sido um tiro no pé, pois foi o ato mais injustificável e indefensável que ele poderia propor. Pro azar dele, foi um ato injustificável, indefensável e extremamente midiático contra o maior nome politico do país. Expôs fortemente em nível nacional com ampla visibilidade o viés político-partidário e ideológico de suas ações. A ponto de constranger até uma parte considerável de seus defensores (exceto a coxinhada, que sabidamente tem MORAL SELETIVA e venderia a mãe pro capeta sem peso na consciencia se isso garantisse a morte de Lula). Pode ter comprometido toda a força e "credibilidade" (como se houvesse muita...) da Lava Jato. Teve até advogado na Globonews (!!!) falando do absurdo dessa ação. Mais que nunca: agora com a máscara caida, Moro envergonha o Brasil. Office-boy do GOLPE. É a derrota dos brasileiros trabalhadores e honestos. É o 7 x 1 da política brasileira.

  18. Flavio Wittlin Postado em 06/Mar/2016 às 11:37

    Os camisas negras brasileiros têm agora um modelito para ser seguido, que teria causado inveja até no nazi Hugo Boss.

  19. Rita Candeu Postado em 06/Mar/2016 às 11:38

    por isso o promotorzinho diz que as palestras de Lula não podem valer mais que as de FHC - ah! coitado! desde quando FHC é régua pra Lula, se nem o ap. de Paris - que vale 100 anos de salário dele - nunca foi questionado? por isso é ‪#‎golpe‬ cínico e rasteiro - simples assim

  20. abdul said Postado em 06/Mar/2016 às 13:01

    Brasil esta como Portugal. Vergonha de mim mesmo por falar essa patética linguá, Meu moçambique esta no mesmo caminho de vergonha mundial. Juízes incompetentes.

  21. Lucas Postado em 06/Mar/2016 às 13:32

    “Nota de esclarecimento da força-tarefa Lava Jato do MPF em Curitiba Após a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato na última quinta-feira, dia 3 de março de 2016, instalou-se falsa controvérsia sobre a natureza e circunstâncias da condução coercitiva do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, motivo pelo qual a força-tarefa da Procuradoria da República em Curitiba vêm esclarecer: 1. Houve, no âmbito das 24 fases da operação Lava Jato (desde, portanto, março de 2014), cerca de 117 mandados de condução coercitiva determinados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba. 2. Apenas nesta última fase e em relação a apenas uma das conduções coercitivas determinadas, a do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, houve a manifestação de algumas opiniões contrárias à legalidade e constitucionalidade dessa medida, bem como de sua conveniência e oportunidade. 3. Considerando que em outros 116 mandados de condução coercitiva não houve tal clamor, conclui-se que esses críticos insurgem-se não contra o instituto da condução coercitiva em si, mas sim pela condução coercitiva de um ex-presidente da República. 4. Assim, apesar de todo respeito que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva merece, esse respeito é-lhe devido na exata medida do respeito que se deve a qualquer outro cidadão brasileiro, pois hoje não é ele titular de nenhuma prerrogativa que o torne imune a ser investigado na operação Lava Jato. 5. No que tange à suposta crítica doutrinária, o instituto da condução coercitiva baseia-se na lei processual penal (cf. Código de Processo Penal, arts. 218, 201, 260 e 278 respectivamente e especialmente o poder geral de cautela do magistrado) e sua prática tem sido endossada pelos tribunais pátrios. 6. Nesse sentido, a própria Suprema Corte brasileira já reconheceu a regularidade da condução coercitiva em investigações policiais (HC 107644) e tem entendido que é obrigatório o comparecimento de testemunhas e investigados perante Comissões Parlamentares de Inquérito, uma vez garantido o seu direito ao silêncio (HC 96.981). 7. Trata-se de medida cautelar muito menos gravosa que a prisão temporária e visa atender diversas finalidades úteis para a investigação, como garantir a segurança do investigado e da sociedade, evitar a dissipação de provas ou o tumulto na sua colheita, além de propiciar uma oportunidade segura para um possível depoimento, dentre outras. 8. Superada essas questões, há que se afirmar a necessidade e conveniência da medida. 9. É notório que, desde o início deste ano, houve incremento na polarização política que vive o país, com indicativos de que grupos organizados, com tendências políticas diversas, articulavam manifestações em favor de seu viés ideológico, especialmente se alguma medida jurídica fosse tomada contra o senhor Luiz Inácio Lula da Silva. 10. Esse fato tornou-se evidente durante o episódio da intimação do senhor Luiz Inácio Lula da Silva para ser ouvido pelo Ministério Público de São Paulo em investigação sobre desvios ocorridos na Bancoop. 11. Após ser intimado e ter tentado diversas medidas para protelar esse depoimento, incluindo inclusive um habeas corpus perante o TJSP, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua recusa em comparecer. 12. Nesse mesmo HC, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva informa que o agendamento da oitiva do ex-presidente poderia gerar um “grande risco de manifestações e confrontos”. 13. Assim, para a segurança pública, para a segurança das próprias equipes de agentes públicos e, especialmente, para a segurança do próprio senhor Luiz Inácio Lula da Silva, além da necessidade de serem realizadas as oitivas simultaneamente, a fim de evitar a coordenação de versões, é que foi determinada sua condução coercitiva. 14. Nesse sentir, apesar de lamentarmos os incidentes ocorridos, poucos, felizmente, mas que, por si só, confirmam a necessidade da cautela, há que se consignar o sucesso da 24ª fase, não só pela quantidade de documentos apreendidos, mas também por, em menos de cinco horas, realizar com a segurança possível todos os seus objetivos. 15. Por fim, tal discussão nada mais é que uma cortina de fumaça sobre os fatos investigados. 16. É preciso, isto sim, que sejam investigados os fatos indicativos de enriquecimento do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, por despesas pessoais e vantagens patrimoniais de grande vulto pagas pelas mesmas empreiteiras que foram beneficiadas com o esquema de formação de cartel e corrupção na Petrobras, durante os governos presididos por ele e por seu partido, conforme provas exaustivamente indicadas na representação do Ministério Público Federal. 17. O Ministério Público Federal reafirma seu compromisso com a democracia e com a República, princípios orientadores de sua atuação institucional.” http://paranaportal.uol.com.br/blog/2016/03/05/mpf-diz-que-conducao-de-lula-foi-baseada-em-argumento-da-defesa/

  22. Pedro Almeida De oliveira Postado em 06/Mar/2016 às 14:45

    O moro também pelo que estão falando é desonesto.

  23. Mario Souto-Maior Postado em 06/Mar/2016 às 15:23

    O PT apontou 8 dos 11 ministros do STF, 6 dos 7 ministros titulares do TSE e 26 dos atuais 31 ministros do STJ e é perseguido pelo Poder Judiciário. O PT comanda o executivo do país há 13 anos e é vítima de um "Estado de Exceção". O PT controla diretamente cerca de 30% do PIB e influencia outro naco da economia via empréstimos, subsídios, permissões, concessões, barreiras tarifárias, licitações públicas, participações estatais e de fundos de pensão e é vítima das elites. Em 12 anos, o PT distribuiu mais de R$ 22 bilhões em publicidade estatal (sendo R$ 6,2 bilhões para as Organizações Globo) e é vítima de um complô midiático. E tem gente que acredita.

  24. Daniel Postado em 06/Mar/2016 às 15:25

    Moro, Globo e Veja já estão na lata de lixo da História

  25. sigfredo soares Postado em 06/Mar/2016 às 15:28

    Não conheço na nossa legislação a figura da condução coercitiva sem que tenha havido antes a convocação. A praxe tem sido sempre essa: você convida a pessoa a comparecer e, se ela não comparecer, então na segunda vez vem a advertência de que ela poderá ser conduzida coercitivamente.

  26. Maluca Postado em 06/Mar/2016 às 15:45

    Acho que ele quer ser eleito presidente certeza!!!!!! Certeza!!!! Pra que Lula depor se é a pessoa mais honesta do Brasil. Ô dó!!!

  27. marri Postado em 06/Mar/2016 às 16:24

    Decepção... para onde iremos, diante de tanta desfaçatez. ?. Onde está a ética ,,, vale tudo!?...

  28. Divino ARRUDA Postado em 06/Mar/2016 às 17:51

    Um Magistrado jamais poderá se manifestar antecipadamente suas ideias . Ao fazê-lo, ele e qualquer juiz estarão comprometendo seus julgamentos, suas decisões. Por isso mesmo, a ele, juiz, não é permitido dar entrevistas, emitir opiniões sobre temas que futuramente ele possa vir a julgar. Ao juiz, isto sim, cabe opinar sobre as leis, o direito, sempre nos autos dos processos. Jamais pode se expressar politicamente, pois, além de não fazer parte de suas atribuições, não faz parte de suas atribuições constitucionais, de suas prerrogativas. Uma postura desse tipo compromete até mesmo a própria independência do Magistrado.

  29. sidnei monteiro Postado em 06/Mar/2016 às 18:03

    isso tudo tá dando nojo

  30. tatiana reis Postado em 06/Mar/2016 às 18:13

    esse cara ta comprado, só não vê quem não quer

  31. Evaldo Duarte Postado em 06/Mar/2016 às 18:22

    Temos que buscar seu histórico, junto as emissoras de TV capitalistas. Já vi algo, que caracteriza sua proximidade com emissoras de TV, só falta vermos algo com partidos. A imparcialidade do juiz é constitucionalmente previsto, portanto, a.o meu ver, a parcialidade dele está imperando na ação. Justiceiro hipócrita!

  32. Alex Postado em 06/Mar/2016 às 19:14

    Juiz sem noção colocou o nome dos majestrados na lama sendo mais um ditador . poderia fazer td dentro da lei esse cara não tem moral para jugar ninguém.o seu pai era do PSdb a sua esposa advogada do PSdb......

  33. Renato passos Postado em 06/Mar/2016 às 19:21

    Mas e a nota de esclarecimento do MPF dizendo que lula recusou inúmeras vezes de prestar depoimentos? "Após ser intimado e ter tentado diversas medidas para protelar esse depoimento, incluindo inclusive um habeas corpus perante o TJSP, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua recusa em comparecer." http://www.mpf.mp.br/pr/nota-de-esclarecimento-da-forca-tarefa-lava-jato-do-mpf-em-curitiba Não to criticando nada.. só tentando entender. ;)

  34. airton parente Postado em 06/Mar/2016 às 20:07

    SEQUESTRO DE LULA- porque seis horas da manhã? Porque o avião da PF já estava pronto para decolar? Porque toda famíla do lula estava sendo conduzida no mesmo dia no mesmo horário? Isto cheira mau. Porque algumas páginas afirmavam categoricamente que chegara ao fim. Tudo indica que este avião não chegaria a Curitiba. uma tentado contra a vida do LULA e de seus familiares estava sendo posta em prática. A direita sempre foi criminosa.

  35. Marô Postado em 06/Mar/2016 às 20:26

    Não é ditador não, é pau mandado mesmo, vassalo da Globo e do PSDB.

  36. Cristiane Postado em 06/Mar/2016 às 21:21

    As explicações da Força Tarefa da Lava Jato deixam muito claro que o ex-presidente não recebeu tratamento diferente das outras 116 pessoas com mandados de condução coercitiva determinados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, procedimento normal da justiça, que poderia alcançar qualquer cidadão. Além disto é citada a recusa de Lula em comparecer perante o promotor Cássio Conserino, do MP de São Paulo, um precedente que já justificaria a condução coercitiva. Entretanto é sabido que o investigado tem se esquivado de prestar depoimentos à justiça há mais tempo. Foi o caso noticiado pelo "Estadão" de 24/09/2014 de que a Polícia Federal estava tentando intimá-lo, sem sucesso, a prestar esclarecimentos como testemunha no inquérito que apura irregularidades em repasses da Portugal Telecom para o PT. http://politica.estadao.com.br/.../geral,policia-federal...

  37. zezo Postado em 06/Mar/2016 às 21:35

    Doações de empresas costumam abastecer todos os postulantes. Chances de vitoria definem o montante. So investigam um lado? Estranho!

  38. Danilo Rocha Postado em 06/Mar/2016 às 21:39

    Midiatico ,não resiste a holofotes!

  39. Abdael Postado em 06/Mar/2016 às 21:53

    Oras...parece que o juizete e sua trupe foram pegos em um Dossiê de um Delegado da PF....e agora coxinhas....é mais um herói da Globo que cai? ..Moro e sua trupe macumulados com o PSDB .....isso já estava mais que na cara...afinal de contas...NENHUM tucano foi preso na Lava a Jato. http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-03-06/policial-que-entregou-dossie-da-lava-jato-deve-ser-alvo-da-corregedoria.html

  40. VAUCH Postado em 06/Mar/2016 às 22:26

    A Globo pensou que o Lula era ator de suas novela. A leitura do dia 04/03/2016 na condução coercitiva envolvendo o Lula incluindo o seu retorno ao diretório do PT com o seu discurso, denota total falta de preparo da operação Lava jato. Ou seja, no conjunto da obra envolvendo o ex Presidente da Republica na data citada https://www.facebook.com/josecarlosbreitenbach.breitenbach/videos/596988750463593/ reflete com clareza que o ordenador da condução coercitiva e o seu sistema apresentado ao público tendo como personagem central a caça de uma figura de peso social e político escapou das garras deles como faz uma jararaca quando não se é certeiro na cabeça. Se os gerentes da ação Aletheia tivesse assistido o filme do Lula no dia 04/03/2016 acredito que faria tudo diferente. Retiraria a pratica do sensacionalismo de tal operação, só que os operadores já estava embriagado pelo gosto sensacional da mídia desde de 2014 e esqueceu que uma pessoa que é objeto de atenção por suas qualidades e posição social, cria enredos e muda todo o roteiro do determinado filme e foi isso que aconteceu. A lava jato nunca mais será a mesma e talvez nem sobreviva.

  41. Bruno R. Postado em 06/Mar/2016 às 22:48

    Força ao Sérgio Moro nessa batalha contra a corrupção, contra essa midia facista e contra esse sites maliciosos que tende a denegrir a imagem de pessoas honestas e passar informações erradas e completamente maliciosas. Só vejo comentários aqui de pessoas alienadas e que fingem e que não tem ideia do que seja a verdade. E parem de choro porque o lula vai ser preso, o circo esta fechando. parem de mimimimimimimimi comunistas safados.

  42. Alex Postado em 07/Mar/2016 às 01:20

    Esse Moro é um coitado, de uma pequena cidade do Paraná, família declaradamente de direita faz esta operação Vaza Jato, claramente direcionada para apenas um grupo político, é um cínico que tira foto com Aécio Neves, ganha prêmio da Globo. Trata-se apenas de um moleque mimado que está cada dia que passa se perdendo e desmoralizando a própria operação. FORA GLOBO!!!

    • Anna Postado em 07/Mar/2016 às 10:03

      O problema não é do Moro. O problema não é o Eduardo Cunha. O problema são as nossas instituições, que de tão frágeis, permitem que pessoas desse nível de caráter (ou de loucura) façam o que estão fazendo, sem nenhum tipo de controle ou punição. No discurso no Instituto Lula, ele termina falando que achava que já estava tudo acabado (no sentido de tudo pronto), mas que não. Então que ele ia continuar trabalhando e lutando. Infelizmente, ainda somos uma república das bananas. Ainda há muito a ser feito.

  43. Gus Brunson Postado em 07/Mar/2016 às 02:02

    ´´sempre assim... em 1964, diziam que Jango iria dar o golpe e no final quem deu o golpe foram eles, os anti-democratas. Em 1964, reclamavam que o governo tinha implicância com o jornal de Carlos Lacerda. Depois, do golpe os golpistas, fechavam e censuravam jornais sem que ninguém pudesse reclamar. e quem reclamasse era preso. Em 1964, diziam que o governo de Jango era corrupto, depois do golpe, roubaram tanto que terminou em escândalos como o fiasco da Ferrovia do Aço, em que jornal nenhum pudesse noticiar ou comentar o fato de que gastaram 1.5 bilhão de dolares sem que a ferrovia nunca ficasse pronta. Antes do golpe de 1964, reclamavam que o governo investia pouco na saúde, depois do golpe a mortalidade infantil aumentou por 12 anos seguidos...sem que ninguém pudesse reclamar. Em 1964, acusavam Jango de populista, depois do golpe nunca mais se pode votar para presidente. Portanto é sempre assim com os golpistas, reclamam que a situação esta ruim porem a solução que eles apresentam esta sempre baseada na anti-democracia e no anti-estado de direito. Como agora investigam Lula como se fosse um criminoso, quando no tempo da emenda da re-eleição de FHC, nenhum processo foi nem aberto.

  44. Hudson Postado em 07/Mar/2016 às 09:47

    Edição do PP: vcs não tomaram cuidado e estão mostrando o número de CPF do LULA na imagem junto com o moro. Isso é perigoso.

    • Silva Neves Postado em 07/Mar/2016 às 13:43

      O CPF do Lula não é confidencial.

  45. Irlandês que nasceu no Br Postado em 07/Mar/2016 às 11:03

    A questão não é se é coercitiva ou não, a questão é: PORQUE ELE FOI CONVOCADO? Isso ninguém se interessa em saber?

  46. Sarima Postado em 07/Mar/2016 às 12:25

    esconder o CPF isso é o de menos, visto o tanto de coisa que esta escondido neste país, enquanto nos brasileiros nao tomarmos uma decisão, nao adianta nada ficar saindo fazer passeata se nós não temos coragem nenhuma de não votar no dia que em que votar e fazer esses podres cair, a nossa nação esta sendo envergonhada la fora, já não basta a maneira que esta na questão de roubos, assaltos e mortes por motivos banais agora temos que engolir esses merdas de criaturas roubarem o que lutamos com dignidade para receber, sinto vergonha de saber que essa presidenta fala, nao tem moral nenhuma. O POVOOOOO BRASILEIROOOOOO ACORDAAAAAAA se não daqui uns dias vamos estar em gerra civis, tendo que

  47. Antônio Mattos Postado em 07/Mar/2016 às 12:28

    um país que vê denúncia de cinco milhões de dólares em conta bancária no exterior de certo aliados, deve achar motivos que desvie a atenção do foco, na verdade é uma vergonha explicita de parte do judiciário brasileiro.

  48. Carol Postado em 07/Mar/2016 às 13:02

    Isso não é mais anti petismo , isso é declaração explicita de golpe a favor da plutocracia. Uma pessoa ética não pode aceitar atitudes de um juiz ditador. Ele é pra obedecer às leis e não fazer leis.

  49. regis Postado em 07/Mar/2016 às 13:19

    este juizinho tem que ser investigado também acho que tem alguma coisa por traz disso

  50. Wellington Postado em 07/Mar/2016 às 19:21

    http://www.mpf.mp.br/pr/nota-de-esclarecimento-da-forca-tarefa-lava-jato-do-mpf-em-curitiba

  51. Leandro Postado em 08/Mar/2016 às 00:23

    Então gente é que no cpp apresenta como competente para expedir o referido mandado a autoridade judiciária, que no caso é o juiz. Longe de mim querer saber mais que alguém aqui, é que processo penal não é tão simples assim, convêm analisar o despacho, o cpp, a cf, art.144 e as decisões do stf. Que a verdade liberte!

  52. francisco ffeitosa sousa Postado em 09/Mar/2016 às 17:42

    O Moro é. Somente um peao nesse imenso tabuleiro os jogadores estao de camarote se deliciando com o vexame ao ex presidente a completa submisao da PF aos seus delirios de poder ta mais que na hora das forcas armadas entrarem em acao.

  53. Luiz Paulo Postado em 10/Mar/2016 às 15:20

    Este é o reduto dos comunas que não querem aparecer, e ficam colocando comentários anonimamente, e só ficam falando mal de quem ta fazendo uma faxina na politica Brasileira, quando prenderem o Aecio Neves quero ver se vão falar mal do juiz também...

  54. Marcos Postado em 11/Mar/2016 às 20:05

    Moro, ao agir de maneira sorreteira e tendenciosa, caçando todos ligados à esquerda, jogou fora uma bela chance de limpar o jogo político. Por que só investiga o governo , a esquerda, se o Aécio já foi citado em 5 delações ?

  55. Erica Postado em 10/Jun/2016 às 21:45

    Se juízes usam o cargo pelo qual são regiamente compensados pra fazer política, não seguem as leis e as distorcem conforme a conveniencia? Acho que os coxinhas conseguiram, vivemos em uma ditadura. Pode acontecer com Lula, comigo e com vc. mas não com os deuses juízes, esse aí gravou Dilma e Lula e ficou por isso mesmo.

  56. Luiz Carlos Postado em 11/Jun/2016 às 10:58

    E tem mais esses juízes do stf, ao meu ver também são responsáveis pois não souberam separar nesta apuração da lava-jato pessoa física da pessoa jurídica, já que a lei 8666 garante as "empresas por força de contrato onde as partes em comum acordo assinam" e ao meu ver só faltou prender também os trabalhadores e pais de família que ficaram desempregados.

  57. Marlene lima Postado em 13/Jun/2016 às 00:29

    Porque a Globo coloca só propaganda do PSDB Depois do golpe?aqui em BH só dar PSDB na Globo .onde estão os outros partidos?

  58. albanita Postado em 28/Jun/2016 às 21:16

    mais o moro é declaradamente psdb e sua esposa tb...e a esposa é advogada e trabalha para a shell concorrente da petrobrás... vc deveria ler mais a respeito dela....

  59. Até quando o ex-presidente Lula vai resistir? Postado em 07/Mar/2019 às 14:53

    […] o tablet apreendido pela força tarefa da Lava Jato há três anos. Naquele 4 de março de 2016, Sérgio Moro promoveu a ação espetaculosa da condução coercitiva de Lula – não sem antes mandar invadir e revirar ao avesso seu apartamento em São Bernardo do Campo. […]