Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 10/Mar/2016 às 16:18 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Juíza pergunta se vítima de estupro 'tentou fechar bem as pernas'

Publicado em 10 Mar, 2016 às 16h18

"Você tentou fechar bem as pernas? Fechou todas as partes do órgão feminino?". Juíza ultrapassa todos os limites ao se dirigir a mulher que sofreu violência sexual. Vítima foi estuprada, agredida e está grávida de quatro meses. Entidades pedem afastamento da magistrada

Juíza mulher estupro vítima violência

Uma juíza do Norte da Espanha está tendo conduta investigada pelo Conselho Geral do Poder Judiciário do país, pelo tratamento concedido a uma vítima de estupro durante uma audiência.

De acordo com a Associação Clara Campoamor, grupo que defende mulheres vítimas de violência, a juíza questionou à jovem se ela tinha “fechado as pernas e seu órgão genital” durante a agressão.

“Você fechou bem as pernas, fechou todas as partes do órgão feminino?”, questionou a magistrada.

O caso denunciado pela mídia espanhola aconteceu no dia 16 de fevereiro, em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, segundo o jornal El Mundo. Enquanto ouvia uma mulher, grávida de quatro meses e que havia sido vítima de estupro e agressão, a magistrada perguntou, com todas as letras:

“Com os olhos abertos, as profissionais da justiça devem obter a formação específica necessária para poder tratar esses casos com a devida sensibilidade, empatia e critério jurídico”, afirmou Blanca Estrella Ruiz Ungo, presidente da associação, em artigo publicado no El Diario. Em resposta à pergunta ofensiva da juíza, a mulher respondeu, incrédula, que sim.

Durante toda a declaração judicial, registrada em vídeo, a associação afirma que Carmen demonstrou “uma clara e manifestada predisposição de incredulidade em relação ao testemunho da denunciante, que era interrompida sem poder terminar as respostas”. Além disso, a mulher fez perguntas sugestivas e condicionou o testemunho.

A associação afirma ainda que esse tipo de conduta da juíza não é isolada, mas sim um comportamento “habitual e contínuo”. Segundo o jornal El Mundo, em oura ocasião, a magistrada chegou a interrogar, ao mesmo tempo, a mulher que denunciou a agressão e o próprio agressor.

violência contra a mulher

com Estado de Minas e HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS