Redação Pragmatismo
Justiça 26/Nov/2015 às 11:06 COMENTÁRIOS

Vazamentos da Lava Jato deixam ministros do STF desconcertados

Vazamentos de documentos secretos da Lava Jato tem desconcertado ministros do STF e membros do governo Dilma. O caso mais recente foi o do banqueiro André Esteves, que teve acesso a material sigiloso da delação de Cerveró. Clima de desconfiança é tamanho que pairam acusações de instalações de grampos ilegais em departamentos da Polícia Federal para policiais investigarem uns aos outros

vazamentos operação Lava Jato

O vazamento de documentos secretos do âmbito das investigações da Operação Lava Jato tem desconcertado os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo Dilma.

O caso mais recente foi o do banqueiro André Esteves, que teve acesso a documentos sigilosos da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que vinha sendo negociada com a Justiça. André Esteves, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, foram presos nesta quarta-feira (25) sob a acusação de tentarem obstruir as investigações.

Como informa a coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada no jornal Folha de São Paulo, o documento ao qual André Esteves teve acesso continha até anotações manuscritas feitas por Cerveró.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot ressaltou que o fato “revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja a amplitude não se conhece”, e classifica como “genuíno mistério” o fato de que um documento “guardado em ambiente prisional, com incidência de sigilo, tenha chegado às mãos de um banqueiro privado em São Paulo”.

O caso reacende desconfianças de que pessoas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato, com acesso privilegiado a documentos, venham se aproveitando da condição para revelar ilegalmente dados sigilosos sobre a apuração a interessados.

O clima de desconfiança é tamanho que pairam acusações de instalações de grampos ilegais em departamentos da Polícia Federal para policiais investigarem uns aos outros.

Congresso em Foco

Comentários

  1. Peterson Postado em 26/Nov/2015 às 12:31

    Mas ué, vazamentos impróprios assim tem acontecido há meses. Jornalistas fazendo matérias "exclusivas" das investigações. Não sei qual é a surpresa.

  2. João Paulo Postado em 26/Nov/2015 às 12:43

    Esses vazamentos são fáceis de descobrir. Se é que há alguma intenção neste sentido ... As delações são feitas na presença de pouquíssimos policiais, membros do MP, advogados e servidores. Uma gravação por celular feita há alguns meses demonstrava que a pessoa estava no interior da sala de audiências do sr. Moro. E a PF não conseguiu identificar?

  3. Eva Postado em 26/Nov/2015 às 14:43

    A PF não quer identificar. O judiciário/elite quer quer voltemos a ser colônia dos EUA. Estamos sob um golpe. Dois poderes se atropelando.

  4. enganado Postado em 26/Nov/2015 às 22:35

    PF_DB; STF_DB; TCU_DB; Forças Armadas_DB; MORO_DB; GAFE+rede bunderantes_DB; ... etc. Quer dizer então que, na altura deste campeonato estão notando que há vazamentos da Lava Jato. Que horror, imagina uma coisa destas, ainda mais que quem comanda a orquestra, nada mais, nada menos que o juiz """HONSTÍSSIMO"" , Moro e sua esposa, advogada do PSDB. Não pode ser! Essa mentirada é coisa do LULA/DILMA/Fidel/Assad/Putin/Maduro/ ... etc. Pois é, este pessoal que não tem o que fazer, no final, ficam acusando essa promotoria e o juiz do Lava Jato de gente sem caráter/desonestos/partidários/corrompidos/mentiroso/ladrões/defensores do PSDB-DEM/ ... etc. Enfim, dizem essas coisas mentirosas, pois o que mereciam eram ser todos juntos (ao mesmo tempo)ENFORCADOS!

  5. sidney Postado em 05/Dec/2015 às 22:18

    VAZAMENTO??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. NUNCA HOUVE. TUDO FOI REVELAÇÃO DO ANJO "BOCA GRANDE". É MISTÉRIO SOBRENATURAL... KKKKKKKKKKKKK