Redação Pragmatismo
Corrupção 10/Nov/2015 às 13:03 COMENTÁRIOS
Corrupção

As celebridades que viajaram em avião oficial 'emprestado' por Aécio Neves

Publicado em 10 Nov, 2015 às 13h03

Aécio Neves emprestou avião do governo de Minas Gerais para celebridades, empresários, políticos e outras pessoas de fora da administração pública. Luciano Huck, Roberto Civita (ex-presidente do Grupo Abril/Revista Veja), a dupla Sandy e Júnior, além de atores e diretores da Globo estão entre os beneficiados

Aécio Neves avião Huck Sandy
Luciano Huck, Bernardinho e Roberto Civita são alguns dos nomes que viajaram em avião do Estado de Minas Gerais cedido por Aécio Neves (Pragmatismo Político)

A pedido do então governador do Estado, Aécio Neves (PSDB), aeronaves de propriedade do governo do Estado de Minas Gerais foram emprestadas a famosos, empresários, políticas e outras pessoas não ligadas à administração pública entre 2003 e 2010, aponta reportagem da Folha de S.Paulo publicada neste domingo (8).

Segundo a reportagem, em 198 dos 1.423 voos realizados entre janeiro de 2003 e março de 2010 que têm Aécio como solicitante, não houve a presença nem do tucano nem de agentes públicos autorizados pela legislação a usar essas aeronaves.

De acordo com o jornal, essas viagens não encontram amparo na legislação, que desde 2005 regula o uso das aeronaves oficiais do Estado.

O apresentador Luciano Huck, os irmãos Júnior e Sandy, o ex-presidente da Abril e a sua esposa, Roberto Civita e Maria Antonia, os atores globais José Wilker e Milton Nascimento, o ex-diretor da Globo José Bonifácio Sobrinho (Boni) e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foram alguns dos agraciados.

Ricardo Teixeira chegou a usar três vezes o helicóptero oficial do Estado de Minas Gerais e outras três vezes o avião para se deslocar entre Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A reportagem também teve acesso aos dados dos voos dos governos de Antônio Anastasia, de 2010 a 2014, e do governador atual, Fernando Pimentel.

Entre os três, o governo de Aécio foi quem mais realizou viagens mensais – 2,3 voos, contra 1,3 voos na gestão Anastasia e 0,1 de Pimentel.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS