Redação Pragmatismo
América Latina 18/Set/2015 às 17:52 COMENTÁRIOS
América Latina

Terremoto no Chile: vídeos captam momento em que a terra tremeu

Publicado em 18 Set, 2015 às 17h52

Vídeos mostram momento de tremor e de evacuação de prédios no Chile

terremoto Chile

O terremoto ocorrido na noite desta quarta-feira (16/09), na região central do Chile, gerou uma situação de tensão que durou toda a madrugada, especialmente nas zonas litorâneas do país, que passaram horas sob alerta de tsunami, com algumas cidades efetivamente atingidas por ondas de mais de cinco metros de altura.

O tremor teve magnitude de 8,3º na escala de richter (segundo o USGS, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que apontou esse como o sismo mais forte registrado em 2015 até agora), e já registrou mais de cem réplicas posteriores.

Segundo as autoridades chilenas, mais de um milhão foram evacuadas. Até agora, são contabilizados 12 mortos e 5 pessoas estão desaparecidas.

A maioria das mortes ocorreu em Coquimbo, região do norte chileno mais afetada pelo terremoto, cujo epicentro foi situado próximo à localidade de Illapel (230 km ao norte de Santiago), e devido ao tsunami de quase 4,5 metros que atingiu a zona.

O custo econômico do sismo pode ficar entre US$ 100 milhões e US$ 1 bilhão, segundo a agência de avaliação de risco Fitch, citando dados do Cento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.

Internautas e câmeras de segurança captram o momento em que a terra tremeu no Chile. Confira a seguir.

Vídeos

com Opera Mundi e RT

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS