Redação Pragmatismo
Educação 07/Mai/2015 às 15:08 COMENTÁRIOS
Educação

Bolsas para estudar na Suécia ainda estão disponíveis para brasileiros

Publicado em 07 Mai, 2015 às 15h08

Inscrições para bolsas de estudo na Suécia estão abertas até sexta-feira (15/05) para doutorado e pós-doutorado. Benefícios cobrem as mensalidades do curso, auxílio instalação, seguro-saúde e o auxílio deslocamento. Saiba abaixo como se inscrever

suécia bolsa estudo ciência fronteira

Com objetivo de avançar na pesquisa e desenvolvimento de setores relacionados à aeronáutica e aproximar projetos de inovação entre Brasil e Suécia, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) oferece dez bolsas de pós-doutorado e cinco de doutorado para estudantes de todo o país.

A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB).

Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil; possuir formação profissional compatível com o nível e a finalidade da bolsa; e possuir conhecimento do idioma utilizado no centro/instituição de destino. É também necessário estar com o currículo atualizado na plataforma Lattes. O prazo de inscrições vai até 15 de maio de 2015.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq pela internet, acompanhadas de um arquivo contendo o projeto em português e inglês. Os benefícios cobrem as mensalidades do curso, auxílio instalação, seguro-saúde e o auxílio deslocamento. O programa tem previsão de início a partir de agosto de 2015.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever pela plataforma Carlos Chagas até 15 de maio. Antes, porém, recomenda-se acessar a plataforma colaborativa do Cisb para conhecer e interagir com os grupos de pesquisas acadêmicos da Suécia e com os pesquisadores da SAAB, a fim de  enriquecer a proposta de projeto.

As normas e as tabelas de valores das mensalidades podem ser consultadas neste link.

Confira aqui alguns depoimentos de bolsistas brasileiros que estudaram na Suécia.

informações do Ministério da Educação

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS