Redação Pragmatismo
Corrupção 09/Abr/2015 às 12:07 COMENTÁRIOS
Corrupção

Homem solta ratos na CPI da Petrobras durante depoimento de Vaccari

Publicado em 09 Abr, 2015 às 12h07

Ratos soltos na CPI da Petrobras causam confusão em sessão com depoimento de Vaccari. Animais geraram gritos e tumulto. Homem foi detido pela polícia legislativa

ratos cpi petrobras vaccari pt
Homem solta ratos no plenário e tumultua início do depoimento de Vaccari em CPI

Uma pessoa foi contida por policiais legislativos da Câmara dos Deputados no momento em que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entrou no plenário onde está ocorrendo a sessão da CPI da Petrobras. Houve princípio de tumulto e o homem foi detido. Ele teria soltado ratos no plenário.

Vaccari foi denunciado por lavagem de dinheiro pelo Ministério Público e é acusado de receber propinas de empresas contratadas pela Petrobras. Ele nega as acusações, feitas por delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Vaccari é pontado nos depoimentos dos delatores Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Eduardo Leite e Pedro Barusco como operador do PT no esquema de pagamento de propinas. Vaccari seria ligado ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que negou à CPI envolvimento no esquema.

O tesoureiro do PT está protegido por um hábeas corpus concedido ontem pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, e tem o direito de permanecer calado. Mesmo assim, ele pediu um computador à secretaria da CPI para apresentar um power-point.

Youssef, o principal delator do esquema, é apontado como o centro do sistema de lavagem de dinheiro decorrente do pagamento de propinas na Petrobras. Em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), o doleiro afirmou ter intermediado pagamento de propina das empresas Camargo Corrêa e Mitsui Toyo ao PT, por intermédio de Vaccari. Ele mencionou ainda o envolvimento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que também nega envolvimento, O nome de Vaccari aparece, principalmente, nos depoimentos feitos pelo ex-gerente de Tecnologia da Petrobras, Pedro Barusco, também em delação premiada. Ele admitiu à CPI da Petrobras ter recebido propinas em cerca de 90 contratos da Petrobras, entre 2003 e 2011, dinheiro também repassado a Vaccari e ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Entre os contratos estão os firmados para a contrução de sondas de perfuração pela empresa SeteBrasil (propina paga pelos estaleiros Atlântico Sul, Enseada do Paraguaçu, Rio grande e Kepel Fels), aluguel de navios plataformas junto à empresa holandesa SBM Offshore e implantação do gasoduto Gasene (construído pelas empreiteiras Bueno e Galvão Engenharia).

O vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, Eduardo Leite, também acusou Vaccari. Ele ficou preso quase quatro meses acusado de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos. Ele foi libertado depois de fazer delação premiada, na qual admitiu ter pago propina ao tesoureiro do PT.

O depoimento de Vaccari à CPI foi marcado por polêmica. O relator da comissão, deputado Luis Sérgio (PT-RJ), queria que ele fosse ouvido apenas no dia 23. O depoimento foi antecipado pelo presidente em exercício da CPI, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), sob protestos do relator e da bancada petista.

Agência Câmara

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. eu daqui Postado em 09/Abr/2015 às 12:11

    Pobres animais ! Isso não é crime ambiental?

    • grego79 Postado em 09/Abr/2015 às 12:17

      De quais animais você está falando?!

  2. Gustavo Postado em 09/Abr/2015 às 12:30

    PT: 0 sim, 61 não. PMDB: 54 sim, 6 não. PSDB: 44 sim, 2 não. Assim votaram as três maiores bancadas no PL 4330. Os verdadeiros ratos estão roubando seu queijo (salário) e você não vê.

    • Félix Postado em 09/Abr/2015 às 12:44

      Estão metendo a mão no queijo deles e eles continuam a repetir este coro estúpido e ilógico. A votação do PL 4330 é também mais um caso de corrupção neste país. Os deputados estão pagando com seus votos o financiamento que receberam dos empresários.

    • poliana Postado em 09/Abr/2015 às 13:00

      PERFEITO, gustavo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Thiago Lopes Postado em 09/Abr/2015 às 19:40

      adorei a resposta gustavo

  3. Pereira Postado em 09/Abr/2015 às 12:30

    Os irmãos petralhas tomaram pílulas encolhedoras ?

  4. Daniel Hilst Postado em 09/Abr/2015 às 12:35

    Isso não são ratos, são gerbeis, são parentes de esquilos e não de ratos... Isso é descriminação com os pobres gerbeis

  5. vacarias Postado em 09/Abr/2015 às 12:37

    já pensou se fossem vacas.........

  6. Thiago Teixeira Postado em 09/Abr/2015 às 13:23

    Isso é ridículo, pergunte aos norte coreanos o que acontece se alguém jogar ratos dentro das dependências do governo federal. Esse país está virando várzea mesmo, tudo o que os modinhas da direita, esquerda e galera do embalo querem. Como ele entrou com esses animais?

    • Pereira Postado em 09/Abr/2015 às 15:06

      está virando várzea ? Já virou há muito tempo. Quando comunista começa a governar o único destino possível é a M.....absoluta. Até que alguém da direita endireite a coisa. Sem trocadilho.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Abr/2015 às 20:24

        Negativo Pereira, só uma ditadura de Extrema Esquerda colocará ORDEM. A direita vai apenas segregar as pessoas.

    • Denisbaldo Postado em 09/Abr/2015 às 15:18

      Tá virando várzea!!! Hahahaha! Boa definição Thiago! Hahahaha!

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Abr/2015 às 20:26

        Porra Denisbaldo, tem nego entrando com RATO no Congresso meu!!! É muito relaxo!!!!!

  7. Denisbaldo Postado em 09/Abr/2015 às 14:56

    Uma coisa eu sei, tá caindo a ficha de muito coxinha...

  8. Pereira Postado em 09/Abr/2015 às 15:57

    A Globo coloca na cabeça deles que o mensalão é uma farsa e o petrolão é normal. Esperar o que dessa gente ?

  9. felipe Postado em 10/Abr/2015 às 12:52

    Kkkkk melhor piada do dia