André Falcão
Colunista
Mídia desonesta 04/Fev/2015 às 11:34 COMENTÁRIOS
Mídia desonesta

Comunicação: lição nunca aprendida

André Falcão André Falcão
Publicado em 04 Fev, 2015 às 11h34
petrobrás PT comunicação grande mídia desonesta

André Falcão*

Não deveria, pela contumácia, mas ainda surpreende a inoperância e, portanto, a incompetência do governo federal, principalmente, e do Partido dos Trabalhadores em realizar comunicação franca, clara e esclarecedora junto à sociedade brasileira acerca das mais diversas abordagens, manipulações, mentiras, e também verdades, noticiadas e analisadas pelos maiores grupos midiáticos nacionais.

Foi assim nos governos Lula e no primeiro mandato da presidenta reeleita; nada parece vá mudar no segundo. O mau presságio é que talvez o PT só se dê conta do estrago patrocinado e diuturnamente massificado pela chamada grande mídia quando o poder definitivamente escorrer-lhe entre os dedos.

Basta uma crise que alcance definitivamente o bolso do trabalhador, aliada a um congresso nacional dos mais conservadores dos últimos tempos, com uma Câmara presidida por um político de posições ultra-reacionárias e envolvimento em escândalos de corrupção, e, de outro, à já tão corriqueira e violenta quanto competente e sagaz manipulação midiática das consciências, notadamente das que se limitam a informar-se pelos grandes grupos midiáticos, a partir dos quais, e de suas editorias, formam sua opinião.

Leia aqui todos os textos de André Falcão

O caso da PETROBRÁS é emblemático. A maior empresa do país experimentou crescimento inédito durante os governos Lula e Dilma. Jamais foi tão pujante e promissora. Se considerar-se a situação de fragilidade em que se encontrava, resultado de inescondível apetite no sentido de torná-la apta a que as aves de rapina de sempre a adquirissem por valores irrisórios, para depois ganharem somas inacreditáveis com a benesse privatarista (não confundir com privatista) dos governos anteriores, o crescimento experimentado é ainda mais significativo. E lá estariam, como sempre, os grandes meios de comunicação do país, com a baba escorrendo para pegar um naco da empresa, como o fizeram durante os tristes tempos da privataria tucana.

Entretanto, o governo mudo e politicamente desorganizado assiste passivamente aos abutres de plantão sangrarem a PETROBRÁS, sepulcros caiados forjados na hipocrisia mais deslavada a posar de paladinos da moral e da justiça, como se a luz sobre os crimes dos roedores públicos e privados, não fosse resultado de todos os mecanismos anticorrupção criados exatamente pelos governos Lula e Dilma. A PETROBRÁS desvaloriza-se, não pelos malfeitos agora descobertos, mas pelos ataques externos que vem sofrendo.

Já passou da hora de esclarecer a população.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS