Redação Pragmatismo
Desigualdade Social 13/Dez/2014 às 10:00 COMENTÁRIOS
Desigualdade Social

A eterna ilusão do 'sonho americano'

Publicado em 13 Dez, 2014 às 10h00
eterna ilusão sonho americano desiguldade social

Revista Fórum

Um professor de Economia da Universidade da Califórnia afirma ter estudado todos os números e a conclusão é uma só: o “sonho americano” foi sempre uma ilusão.

Em entrevista, Gregory Clark disse que a mobilidade entre classes sociais no país diminuiu significativamente nos últimos 100 anos: “Os EUA possuem uma taxa de mobilidade social menor que a Inglaterra medieval ou a Suécia pré-industrial”. Vale salientar que este último, conforme o economista do momento, Thomas Piketty, disse recentemente à Fórum, era uma das sociedades mais desiguais do mundo e hoje é um país-modelo. “Essa é a parte mais difícil quando se fala em mobilidade social, pois está despedaçando o sonho de pessoas”, continuou Clark.

Leia também: Por que o Brasil é desigual?

O status de seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos será bem próximo ao seu status atual”, disse o professor, confirmando também que muitos de seus estudantes discordam dele – principalmente pelo fato de a Califórnia ter uma presença latina extremamente alta: “Meus alunos sempre discutem comigo, mas eu acho que a coisa que eles acham bem difícil de aceitar é a ideia de que grande parte de suas vidas podem ser projetadas por conta de sua linhagem e de seus ancestrais”.

Segundo a pesquisa de Clark, dois entre cinco imigrantes nos EUA vieram do México e da América Central e constituem 22% de todas as crianças no país. Até 2050, o número será de 39%, mas que o status social, até mesmo para aqueles que nasceram em solo norte-americano, é persistentemente baixo – e pouco mudará nos anos vindouros. O estudo de Clark foi publicado pelo Conselho de Relações Exteriores e pode ser lido em inglês.

Leia os 10 fatos chocantes sobre o “sonho americano”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 13/Dez/2014 às 10:06

    Tio Prates teve um surto de esquerda kkkkkkkkkkkkk, não percam: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kHSRqrkhxM0

  2. Denisbaldo Postado em 14/Dez/2014 às 18:12

    No Brasil o futebol é o ópio do povo. Nos EUA o patriotismo faz esse papel. "America, the land of the free"

    • B. Ferreira Postado em 22/Jun/2015 às 12:28

      Ópio para quem não sabe discernir o esporte em suas esferas e levam aquilo como único meio de vida de maneira cega, não enxergando o que existe ao seu redor. Abra sua mente.

  3. Denisbaldo Postado em 16/Dez/2014 às 17:30

    Os coxnhas e sua fixação eterna por Cuba. Morei 10 anos na America e acho o Brasl bem melhor pra mm pelo menos. Faça o mesko, mude para lá e tire suas próprias conclusões.

    • Carlos Postado em 19/Dez/2014 às 01:16

      Denisbaldo se morou nos USA 10 anos e acha o Brasil melhor tu é um grande retardado apenas isso.

    • Denisbaldo Postado em 21/Dez/2014 às 19:46

      E voce morou qto tempo lah para achar isso? Jah sei, vc eh o coxinha dono da verdade. Seu vira-lata de merda.

  4. Roberto Pedroso Postado em 20/Dez/2014 às 12:39

    Aviso ao navegantes que a Suécia se aproxima muito mais dos conceitos preconizados em um regime socialista com sua malha de seguridade social muito bem estruturada do que a de um regime capitalista tradicional, agora sobre o sonho americano isso sempre foi uma mentira socialmente necessária.Enfim a arte já denunciava essa situação"A morte do caixeiro viajante"-de Arthur Miller- "As vinhas da ira" -livor de de John Steinbeck- filmado por John Ford- "O sucesso a qualquer preço" -peça de David Mamet- Etc...