Redação Pragmatismo
Ditadura Militar 06/Ago/2014 às 16:35 COMENTÁRIOS
Ditadura Militar

Neto de Avó da Praça de Maio reaparece após 36 anos

Publicado em 06 Ago, 2014 às 16h35

Desaparecido há 36 anos, neto de líder das Avós da Praça de Maio é encontrado. Guido Carlotto, neto de Estela de Carlotto, nasceu em cativeiro em 1978. Sua mãe, Laura Carlotto, foi detida grávida durante a ditadura militar

Estela de Carlotto avó praça maio
Estela de Carlotto, líder das Avós da Praça de Maio (divulgação)

A presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, encontrou nesta terça-feira (05/08) o neto após 36 anos de busca. O neto foi encontrado na cidade de La Plata é filho de Laura Carlotto, desaparecida durante a ditadura militar na Argentina. O neto 114 foi identificado há poucas horas.

O neto, que hoje tem 36 anos, realizou voluntariamente o exame de DNA, como informou seu tio, o secretário de Direitos Humanos de Buenos Aires, Guido Carlotto. “Estamos muito felizes pela notícia. Por questões legais, só podemos dizer que se trata de um músico e fez o teste voluntariamente”.

VEJA TAMBÉM: A “lista secreta” de artistas e intelectuais da ditadura argentina

Laura Carlotto foi sequestrada em 1977 e estava grávida de três meses. De acordo com testemunhas, a jovem estudante de História da Universidade Nacional de La Plata foi mantida no centro clandestino de detenção La Cacha, em La Plata, até dar a luz no Hospital Militar de Buenos Aires no dia 26 de junho de 1978.

A importância das Avós de Maio

A Associação Civil Avós da Praça de Maio é uma organização não-governamental, que tem por intuito localizar e retornar às famílias legítimas todas as crianças desaparecidas em sequestros pela ditadura militar argentina. A ideia é, também, criar as condições para prevenir que esses crimes voltem a ocorrer., exigindo castigo e punição aos responsáveis.

De acordo com estimativas da ONG, durante o regime militar, as autoridades se apropriaram de pelo menos 500 bebês, muitos deles nascidos em centros de torturas, hospitais militares e delegacias. Em 12 de maio de 2008, foram nomeadas ao Prêmio Nobel da Paz.

Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS