Redação Pragmatismo
América Latina 27/Fev/2014 às 16:26 COMENTÁRIOS
América Latina

Mujica poderá mediar conflito na Venezuela

Publicado em 27 Fev, 2014 às 16h26

José Mujica está disposto a mediar conflito na Venezuela: "Tenho de fazer minha parte. E vou fazer oportunamente falando com os venezuelanos"

mujica maduro venezuela
Presidente uruguaio José Mujica se colocou à disposição para mediar crise na Venezuela (Reprodução)

O presidente José Mujica afirmou à revista uruguaia Búsqueda que está disposto a oferecer sua ajuda à Venezuela, com o objetivo de diminuir a tensão no país vizinho. Nesta quinta-feira (27), o mandatário do Uruguai recebe o chanceler venezuelano Elías Jaua, que pretende visitar os países integrantes do Mercosul para “levar informação sobre os acontecimentos violentos” ocorridos na últimas semanas, segundo informou ele, por meio de um comunicado.

Mujica disse que está disposto a colaborar com tudo que estiver a seu alcance, mas que o fará apenas se houver um pedido das duas partes. “Tenho de fazer minha parte. E vou fazer oportunamente falando com os venezuelanos”, assinalou à revista.

Contudo, o presidente do Uruguai mantém a ressaltou que sua intenção não é “intrometer-se” e que, por isso, se negou a falar com a imprensa sobre as manifestações. “Mas, para evitar que um conflito desta natureza se aprofunde, vou a qualquer lado se for necessário”, afirmou.

Informe venezuelano

O chanceler venezuelano Elias Jaua visitou a Bolívia, o Paraguai e a Argentina. Ainda nesta quinta-feira (27) ele deve ir viajar para o Uruguai e para o Brasil.

Na noite de ontem, o ministro venezuelano de Relações Exteriores se reuniu com o seu homólogo paraguaio, Eladio Luizada, em Assunção, a quem entregou um informe sobre a realidade vivenciada pelo país. O documento detalha também a violência dos grupos opositores ao governo de Nicolás Maduro.

Jaua solicitou a Loizaga o apoio do governo paraguaio para que a situação venezuelana seja tratada em reunião pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Portal Vermelho, com AVN

Recomendações

COMENTÁRIOS