Redação Pragmatismo
Esquerda 09/Dez/2013 às 17:03 COMENTÁRIOS
Esquerda

Sete frases de Nelson Mandela que você não verá na grande mídia

Publicado em 09 Dez, 2013 às 17h03
frases de Nelson Mandela revolucionário grande mídia

Como sempre acontece quando alguém famoso morre, o líder sul-africano ganhou merecidas manchetes elogiosas em veículos de todo o mundo nesta sexta-feira. Mas a maioria dos jornais, especialmente os brasileiros, fizeram de tudo para esconder quem realmente era Nelson Mandela: um líder revolucionário progressista, pró Cuba e Palestina, anti imperialismo e crítico das ações americanas e israelenses pelo mundo.

Afinal, se tem uma coisa que a grande imprensa faz bem é maquiar a realidade de acordo com seus interesses.

Vejamos as frases:

1. Sobre a invasão americana ao Iraque

“Se há um país que cometeu atrocidades inomináveis no mundo, é os Estados Unidos. Eles não se importam com seres humanos.” (fonte: CBSNews)

2. Sobre Israel

“Israel deveria desistir de todas as áreas que ganhou dos árabes em 1967, e em especial Israel deveria desistir completamente das Colinas de Golã, do Sul do Líbano e da Cisjordânia.” (fonte: JWeekly.com)

Leia também

3. Sobre a invasão americana ao Iraque

“Tudo que o sr. Bush quer é o óleo iraquiano.” (fonte: CBSNews)

4. Sobre Fidel Castro e a revolução cubana

“Desde o princípio, a Revolução Cubana também foi uma fonte de inspiração para todas as pessoas amantes da liberdade. Nós admiramos os sacrifícios do povo cubano em manter sua independência e soberania em face à campanha imperialista orquestrada para destruir o ganho impressionante da Revolução Cubana. Vida longa à Revolução Cubana! Longa Vida ao camarada Fidel Castro.” (fonte: lanic.utexas.edu)

5. Sobre o ex-presidente da Líbia Muammar Kadafi

“É nosso dever apoiar nosso líder-irmão… principalmente levando-se em conta as sanções que não atingem apenas ele, mas também a população líbia em geral… nossos irmãos e irmãs africanos.” (fonte: The Final Call)

6. Sobre a preparação dos Estados Unidos para invadir o Iraque em 2002

“A atitude dos Estados Unidos é uma ameaça à paz mundial” (fonte: Newsweek)

7. Sobre o estado palestino

“As Nações Unidas tomaram uma medida forte contra o apartheid e, ao longo dos anos, um consenso internacional foi construído, o que ajudou a acabar com esse sistema. Mas nós sabemos muito bem que nossa liberdade é incompleta sem que haja liberdade para os palestinos.” (fonte: CBSNews)

BuzzFeed

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS