Redação Pragmatismo
Homofobia 03/Dez/2013 às 15:37 COMENTÁRIOS
Homofobia

Alemanha explica a homossexualidade para crianças

Publicado em 03 Dez, 2013 às 15h37

O jeito que os alemães encontraram para explicar a homossexualidade para crianças

O debate sobre a homossexualidade e a luta pelo asseguramento dos direitos dos homossexuais têm progredido, mesmo que com certa resistência, no Brasil e no mundo.

O casamento gay já é uma realidade em diversos países da Europa e em vários estados norte-americanos.

[listaposts tipo=”relacionadosportags” titulo=”Leia também” total=”5″ posicao=”direita”]

No Brasil, o Conselho Nacional de Justiça autorizou a realização de casamentos homoafetivos em todo o território nacional.

Os reconhecidos avanços no âmbito da legalidade jurídica, porém, não foram suficientemente convincentes para naturalizar as questões que envolvem sexualidade no cotidiano da sociedade brasileira.

Medidas tomadas com o intuito de reduzir a homofobia sempre esbarram no retrocesso fundamentalista de representantes religiosos que gozam de influência popular e política.

Um dos exemplos mais emblemáticos foi a tentativa do Ministério da Educação do ex-governo Dilma de instituir a cartilha contra a homofobia.

O material, que seria objeto de debates coordenados por professores em sala de aula com os alunos, ganhou o apelido de ‘kit gay’ e enfrentou forte campanha contrária dos grandes veículos de imprensa, o que contribuiu para sua consequente rejeição popular.

Dito isto, não surpreende que uma figura como o pastor Marco Feliciano, por exemplo, tenha sido presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e que a bancada evangélica seja uma das composições políticas mais poderosas do Congresso Nacional.

Na Alemanha, uma revista criou histórias em quadrinhos para tratar da homossexualidade nas escolas de maneira clara e objetiva.

O tema é abordado didaticamente e outros países já importaram as cartilhas. Confira abaixo alguns trechos do material:

cartilha2

.

cartilha3

.

cartilha4

.

cartilha5

.

cartilha1

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS