Redação Pragmatismo
Eleições 2014 02/Out/2013 às 10:22 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

"A culpa é de Marina", diz MP sobre possível inviabilidade da REDE

Publicado em 02 Out, 2013 às 10h22

"Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas apresentadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido e não dos cartórios", diz parecer do Ministério Público

Ontem foi a vez de José Serra que, diante da realidade, desistiu de deixar o PSDB e, salvo um imprevisto com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), estará fora da sucessão presidencial em 2014.

Amanhã, ao que tudo indica, será a vez de Marina Silva, que terá negado, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o registro de sua Rede Sustentabilidade, ficando também excluída desse jogo.

[listaposts tipo=”relacionadosportags” titulo=”Leia também” total=”4″ posicao=”direita”]

De quem é a culpa? Da ex-senadora Marina – e de ninguém mais. É o que sustenta o procurador Eugênio Aragão, do Ministério Público, que rejeitou, em seu parecer, o pedido da Rede.

“Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas apresentadas. Não seria razoável cobrar dos cartórios eleitorais discriminação individualizada sobre o porquê de cada uma dessas 98.000 assinaturas não terem sido reconhecidas e contabilizadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido e não dos cartórios”, diz o parecer (leia aqui a íntegra).

Marina declarou ontem “confiar em Deus”, mas, aparentemente, essa batalha já está perdida. Na Folha, o colunista Igor Gielow lembra que um partido não se cria com 500 mil curtidas no Facebook (leia aqui). No Globo, Merval Pereira avisa que é hora de um “plano B” e sugere que o PPS, de Roberto Freire talvez seja uma alternativa melhor do que o PEN, que já ofereceu à ex-senadora o comando total da legenda – além da própria mudança de nome.

rede marina tse assinaturas
Ministério Público: “A culpa é de Marina, não dos cartórios” (Imagem – Reprodução)

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente tem sido enfática ao afirmar que não tem “plano B”. Nas 24 horas que antecedem a decisão do TSE, ela tem se reunido com apoiadores políticos e financeiros em Brasília, numa corrente final. Ontem, quem desembarcou na capital federal foi Neca Setúbal, uma das herdeiras do Itaú e também fundadora da Rede.

Mas o jogo parece perdido. E a culpa, como disse o procurador Aragão, não é dos cartórios.

Brasil 247

Recomendações

Comentários

  1. Gabriel Postado em 02/Out/2013 às 11:01

    Serra quer concorrer de novo? Depois de ter levado fumo até pra prefeito de SP? Muito sem noção, haha! No mais, pra mim está muito claro que a Marina incomoda sim, e muito. Tanto que esse fato (do partido dela não conseguir nada) está todo o tempo na mídia. Ela seria uma boa concorrente, embora não ache que tenha chances reais, para a Dilma.

  2. luiz carlos ubaldo Postado em 02/Out/2013 às 12:00

    A coitada, o sonho acabou!

  3. Carlos Prado Postado em 02/Out/2013 às 12:35

    Estava hoje vendo o canal Mais um na rede, é a coisa mais contraditória. Dizem querer que a lei seja cumprida, mas que haja um "jeitinho" de burlá-la para viabilizar o partido. Dizem confiar no judiciário mas o acusam de invalidar assinaturas sem justificativa sendo que é apresentado lei que as invalida. Já a rede prefere fazer publicidade com atores globais para que a opinião pública pressione a justiça em vez de apresentar uma lei que valide suas assinaturas e recorra a decisão. Dizem representar a todos sem apresentar uma proposta de como o partido mudará o Brasil. Já vemos a grande mudança que um partido que quer ser fundado através de um jeitinho de burlar a lei e que é patrocinado pelos maiores sonegadores pode nos proporcionar.

    • Jamila Câmara Postado em 04/Out/2013 às 10:15

      Concordo com cada palavra!

  4. Algopi Postado em 02/Out/2013 às 13:12

    Neca Setúbal? Ops! Aí, Marina, aí você apelou. Chico Mendes deve estar se revirando no túmulo.

  5. Thiago Teixeira Postado em 02/Out/2013 às 19:38

    Chico Mendes largou mão da Marina desde a época que ela andava com o dono da NATURA.

  6. Maria Aparecida Jube Postado em 02/Out/2013 às 20:48

    Marina quer que os outros cumpram a lei, para ela quer o jeitinho brasileiro que tanto mal tem feito ao Brasil.

  7. endrigo Postado em 05/Out/2013 às 15:39

    vcs tem um medo dessa mulher... tentando diminui-la ao escrever entre aspas que ela cree em deus... o pior eh que vcs chegam em casa e sao obrigados a pedir a bencao da avo, da mae e respondem amem para todo mundo... a hipocrisia eh algo q realmente me incomoda... mas norma, qdo eu tinha 18 anos e escrevia fanzine tb me achava o revolucionario do toddynho...