Luis Soares
Colunista
Ditadura Militar 15/Ago/2013 às 09:59 COMENTÁRIOS
Ditadura Militar

Projeto divulga processos da ditadura militar na internet

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 15 Ago, 2013 às 09h59

Processos da ditadura são divulgados na internet. Projeto “Brasil Nunca Mais” é resultado de força-tarefa realizada de 1979 a 1985 por advogados, jornalistas e pesquisadores que, clandestinamente, copiaram processos contra réus políticos

brasil nunca mais digital ditadura

Projeto “Brasil Nunca Mais Digital” disponibiliza processos históricas da ditadura militar na íntegra (Imagem: Reprodução)

Processos judiciais do período da ditadura militar, como o da presidente Dilma Rousseff, poderão ser lidos na íntegra no site do projeto “Brasil Nunca Mais Digital“, que será lançado hoje pelo Ministério Público Federal, Arquivo Público de São Paulo e outras instituições.

Entre as cerca de 900 mil páginas digitalizadas, estarão no ar os 710 processos de 1964 a 1979 que deram origem ao “Brasil Nunca Mais”.

O projeto “Brasil Nunca Mais” foi resultado de uma força-tarefa realizada de 1979 a 1985 por advogados, jornalistas e pesquisadores que, clandestinamente, copiaram processos contra réus políticos que estavam no STM (Superior Tribunal Miliar). Tudo sob a coordenação de dom Paulo Evaristo Arns e do reverendo James Wright.

Advogados usavam o prazo de 24 horas para consultar os processos e fizeram as cópias, que eram microfilmadas. O acervo em papel foi para a Unicamp, e os microfilmes enviados ao exterior. O projeto também resultou no livro “Brasil Nunca Mais”.

Leia também

Ao perceber que o acervo da Unicamp estava deteriorado e ter dificuldades para acessar os originais no STM, o procurador regional da República Marlon Weichert teve a ideia de resgatar os microfilmes e digitalizá-los.

“[O Brasil Nunca Mais] É o maior projeto que a sociedade civil brasileira já fez sobre os direitos humanos de modo autônomo”, disse Weichert.

com Folhapress

Recomendações

COMENTÁRIOS