Luis Soares
Colunista
Especial 15/Ago/2013 às 10:14 COMENTÁRIOS
Especial

Conheça a primeira wikicidade brasileira

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 15 Ago, 2013 às 10h14

Porto Alegre é a primeira wikicidade brasileira. Na plataforma portoalegre.cc, história, realidade e futuro da capital gaúcha servem de plano de fundo para a interação dos cidadãos

porto alegre wikicidade brasil

O “cc” do nome vem do termo Creative Commons, um tipo de licença de propriedade intelectual criado para compartilhar conteúdos culturais com todos. Assim, todo este projeto pode ser utilizado por qualquer um para também fazer um wikispot de um lugar na sua cidade.

Imagine uma cidade transposta para um plano digital interativo. Um espaço onde seria possível conhecer a história do local, saber que fatores formam sua realidade atual e discutir que medidas devem ser tomadas para um futuro melhor. Parece ficção, mas isso existe e atende pelo nome de Portoalegre.cc, a plataforma que transformou a capital gaúcha em uma wikicidade.

Wikicidade é um termo que costuma ser definido como um “espaço virtual que encoraja a participação e a colaboração dos cidadãos” e um “ambiente de troca de ideias, sugestões e reivindicações”. Criada como um projeto da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) em parceria com a Prefeitura, a plataforma utiliza esse conceito para representar e mostrar como funcionam os 82 bairros da cidade.

No site, é possível navegar pelo mapa, marcar e apontar situações que fazem bem ou mal à cidade, como uma esquina com publicidade exagerada, zonas de alagamento, falta de segurança, um local onde se pode jogar futebol, rotas que apresentam melhor iluminação, entre outros.

Leia também

Esses conteúdos são ficam disponíveis na página e podem ser publicados em redes sociais. Além disso, o blog do projeto publica textos sobre os fatores mais importantes do relacionamento na cidade online.

O objetivo da wikicidade é reunir compartilhamento de dados e informações sobre serviços públicos e história local em um espaço de cocriação. Assim, os usuários/cidadãos podem participar efetivamente e viver a cidade de forma mais ampla, mesmo que de maneira virtual.

CatracaLivre

Recomendações

COMENTÁRIOS