Pragmatismo Político (P)
Cuba 25/Jul/2013 às 21:11 COMENTÁRIOS
Cuba

O encontro de Pepe Mujica com Fidel Castro

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 25 Jul, 2013 às 21h11

Mujica tem reunião com Fidel e diz que líder cubano é “brilhante promotor de ideias”. Presidente do Uruguai faz visita oficial a Cuba até o próximo sábado (27/07)

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta quinta-feira (25/07) em Havana que teve uma conversa “frutífera” na noite anterior com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, a quem qualificou como “um idoso que continua sendo brilhante” e “promotor de ideias”.

mujica-fidel-cuba

Presidente do Uruguai Pepe Mujica ficará em Cuba até o dia 27/07 (Foto: AFP)

A imprensa cubana informou hoje que o “emotivo encontro” entre Mujica e Fidel Castro aconteceu depois que o líder uruguaio esteve no Palácio da Revolução com seu colega cubano, Raúl Castro, irmão mais novo e sucessor de Fidel no poder. Além dos três, também participou da reunião a senadora e esposa de Mujica, Lucía Topolansky.

Leia também

O presidente do Uruguai afirmou que Fidel “está empenhado em impulsionar estudos de biologia para encontrar vegetais da área tropical que sirvam para fabricar alimentos para os animais”. Segundo Mujica, o importante desta ideia é “deixar a maior quantidade de grãos possível para a alimentação humana”.

Para o governante sul-americano, essa pesquisa é uma “preocupação central” de Fidel Castro e a ideia de conseguir vegetais altamente proteicos “que possam servir para fazer alimentos não é uma causa superficial”.

pepe mujica fidel cuba

Pepe Mujica (Foto: Arquivo)

Fidel, de 86 anos, se afastou do poder em 2006 por motivos de saúde e, desde então, protagoniza aparições públicas esporádicas e recebe alguns dos visitantes ilustres que chegam à ilha.

Mujica, de 78 anos, foi um dos líderes históricos do grupo guerrilheiro Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, mais conhecido como Tupamaros, nos anos 60, 70 e 80, fortemente influenciado pela revolução cubana.

O governante uruguaio começou ontem sua primeira visita oficial a Cuba desde que assumiu a presidência, em 2010, e permanece no país até sábado.

Agência Efe e Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS