Redação Pragmatismo
Religião 11/Jun/2013 às 23:32 COMENTÁRIOS

Papa Francisco admite "rede de corrupção gay" no Vaticano

Papa admite existência de rede de corrupção e “lobby gay” no Vaticano. Declarações foram dadas por Francisco na semana passada, segundo revista chilena

papa francisco gay

Papa Francisco admitiu existência de “rede de corrupção homossexual” (Foto: Agência France Press)

Conhecido por ser um crítico da corrupção, inclusive a de dentro da Igreja Católica, o papa Francisco reconheceu abertamente, pela primeira vez, a existência de uma “corrente de corrupção” e de um “lobby gay” no Vaticano, segundo divulgou nesta terça-feira (11/06) a revista chilena Reflexión y Liberación. A declaração teria ocorrido na última quinta (06/06), durante uma reunião com a CLAR (Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosas e Religiosos).

No encontro, que durou quase uma hora, o papa admitiu a existência de uma “rede de corrupção homossexual”. “Na Cúria há gente santa, de verdade, há gente santa. Mas também há uma corrente de corrupção. Fala-se de um ‘lobby gay’ e é verdade. Temos que ver o que podemos fazer”, teria dito o pontífice. Esse lobby refere-se a um sistema de chantagens internas baseado em fraquezas sexuais que foi denunciado pela imprensa italiana em fevereiro.

Leia também

As lutas de poder, os desvios de dinheiro e as relações homossexuais no Vaticano vêm sendo expostos na mídia há um tempo. A própria renúncia de Joseph Ratzinger foi atribuída, por vários veículos, ao horror e à tristeza que lhe teriam sido causados pela descoberta da existência desse grupo de poder homossexual e de suas possíveis chantagens a importantes membros da Cúria.

Segundo o jornal La Repubblica e a revista Panorama, ambos italianos, Ratzinger teria decidido renunciar ao cargo de papa após receber um relatório de 300 páginas sobre o assunto. Entretanto, até agora, a Santa Sé havia sempre rechaçado a existência de um “lobby gay”.

O papa Francisco, no entanto, admitiu ser uma pessoa “muito desorganizada” para realizar a reforma necessária na Cúria. “Sou uma pessoa desorganizada, nunca fui bom nisso. Mas os cardeais da comissão vão levá-la adiante”, afirmou, referindo-se à comissão montada por ele em março, para assessorá-lo na reforma do governo central da Igreja. A primeira reunião desses cardeais será realizada em outubro.

“A reforma da Cúria Romana é algo que quase todos os cardeais pediram nas congregações anteriores ao conclave. Eu também a pedi. A reforma não pode ser feita por mim…”, explicou o Papa.

Quando questionado sobre as declarações do pontífice, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse apenas que se tratou de uma reunião privada, sem dar maiores detalhes.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Comentários

  1. João Paulo Bernardes da Silva Postado em 12/Jun/2013 às 07:43

    Tell me more about "inversão de valores". Quero dizer, a corrupção, é a própria igreja, não é?

  2. Fernando Fidelis Vasconcelos Postado em 12/Jun/2013 às 17:27

    Então vê se transfere as feras, espalhando-as pelo mundo afora e demite quem desobedecer. Ah é, ele acaba de se declarar covarde. Então o jeito é Deus acabar logo com essa igreja. Também, não serve de nada à sociedade.

  3. Jesus Alves Postado em 12/Jun/2013 às 18:57

    Não podemos generalizar o problema, dizendo que a corrupção é a própria Igreja, pois aí estaríamos ferindo uma Instituição Milenar, como um todo, que é séria, dirigida por pessoas competentes e honestas. Ela existe e sempre existirá em todos os segmentos da sociedade. O importante é dar o primeiro passo para exterminá-la e isto o Papa Francisco está tendo a coragem de fazer e mostrar publicamente ao mundo todo. Vamos ver se isto sirva de exemplo para outros setores.

  4. Eraldo Postado em 25/Jul/2013 às 20:38

    Acabei de ver o valor gasto pelo cofre público com a vinda do Papa Francisco. 118 milhões. Em um Brasil " Laico "; a reciprocidade deveria ser para todos os outros seguimentos religiosos. Caso contrário, deveriam emitir a fatura para o Vaticano. Porque o imposto que eu e tantos brasileiros pagamos, devem ser direcionados para um seguimento religioso.?-Fala-se muito da simplicidade do Papa Francisco e de sua preocupação com os pobres. Quantos pobres seriam beneficiados com essa simplicidade de 118 milhões , gasto apenas com ele ?- Fico impressionado com a ignorância e a hipocrisia de pessoas religiosas que têm a pretensão e se dizem donos da verdade. Com o Brasil e o mundo passando pelas dificuldades que estão passando dá até nojo essa simplicidade de 118 milhões !.....

  5. Telma Postado em 26/Jul/2013 às 23:01

    YHWH fez MACHO E FÊMEA, nunca fez gay e, ou lésbicas. O que está ocorrendo, é que as pessoas que não tem comunhão com YHWH o Criador, estão sofrendo lavagem cerebral maligna em suas mentes fracas, sem proteção alguma; as mentes estão sendo invertidas e estas pessoas estão virando robô de Satanás. Cuidado porque alguns estão assassinando os pais, os colegas nas escolas, não é verdade? Depois eles nem sabem porque fizeram isso, porque, na verdade, sofreram uma possessão maligna.

  6. LUIS CARLOS Postado em 10/Aug/2013 às 23:29

    ESTAMOS CAMINHANDO PARA O DFIM DA HUMANIDADE COM ESTES DEMONIOS QUERENDO O PODER, POIS SATANAS SERA ENTRONIZADO MUITO EM REVE PARA QUE A RUSSIA DE UM FIM EM TUDO ISTO PÉLA MÃO DE DEUS !