Pragmatismo Político (P)
Educação 06/Jun/2013 às 18:14 COMENTÁRIOS
Educação

"Desempenho do cotista é superior ao do não-cotista"

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 06 Jun, 2013 às 18h14

Convidado do Programa Roda Viva, da Tv Cultura, o professor Luiz Cláudio Costa afirma que o Brasil avança com a presença de negros nas universidades e fala do desempenho acima da média dos alunos cotistas

professor Luiz Cláudio Costa cotista

Assista a íntegra do programa Roda Viva com o professor professor Luiz Cláudio Costa no vídeo abaixo.

O professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi o convidado desta terça feira (03) do programa Roda Viva. Costa foi nomeado em fevereiro de 2012 e é o quarto presidente do órgão responsável pela organização do Exame Nacional do Exame Médio (Enem).

A polêmica prova que dá acesso ao Ensino Superior bateu novo recorde em 2013, com mais de 7,8 milhões de estudantes inscritos. “O tamanho do Brasil dimensiona o tamanho no Enem e nos qualifica nesse desafio. O país consegue melhorar o acesso ao ensino superior e faz um diálogo com o ensino médio”, disse o entrevistado.

Com uma série de erros apresentados nas últimas edições, como problemas de furto e erros de impressão, o professor afirma que o Inep e o Ministério da Educação estão qualificando e requalificando a coordenação do processo. “Em relação aos crimes, não há o que se falar de gestão, nós precisamos responsabilizar quem fez o ato ilícito. Em nenhum momento se observa que houve uma má organização ou uma negligência. O Brasil caminha para fazer um processo cada vez mais qualificado.”

Leia também

Ao ser questionado sobre as cotas raciais em universidades, o presidente do Inep espera que aumente o número de alunos de origem negra e mais pobre nas instituições de ensino superior. “O Brasil consegue avançar com a presença dos negros, mas ainda está muito abaixo do que nós poderíamos. A lei das cotas, que são reservadas 12,5% do número das vagas ofertadas, irá conseguir, em 4 anos, 150 mil jovens que vão ser de acordo com a cota. O cotista tem bom rendimento igual e superior ao não cotista.”

Assista abaixo ao Roda Viva com Luiz Cláudio Costa

Fonte: TV Cultura

Recomendações

COMENTÁRIOS