Luis Soares
Colunista
Geral 23/Mai/2013 às 17:52 COMENTÁRIOS
Geral

Japonês de 80 anos escala Monte Everest

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 23 Mai, 2013 às 17h52

Alpinista japonês de 80 anos, que já passou por quatro cirurgias cardíacas, é a pessoa mais velha a conquistar o Monte Everest

Um alpinista japonês de 80 anos, que já passou por quatro cirurgias cardíacas, alcançou o topo do Monte Everest nesta quinta-feira, tornando-se a pessoa mais velha a conquistar a montanha mais alta do mundo.

Yuichiro Miura, que tomou a rota sudeste aberta por sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay há 60 anos, alcançou o cume da montanha de 8.848 metros por volta das 9h (00h15 no horário de Brasília). Ele estava acompanhado por três outros japoneses, incluindo seu filho, e seis sherpas nepaleses.

alpinista japonês monte everest

Alpinista japonês de 80 anos é a pessoa mais velha do mundo a conquistar o Monte Everest (Foto: Divulgação)

– Esta é a melhor sensação do mundo – disse ele aos membros da família e simpatizantes reunidos em Tóquio, falando do cume por telefone via satélite.

– Eu nunca pensei que iria chegar ao cume do Everest com a idade de 80 anos. É o melhor sentimento chegar aqui, mas agora estou completamente exausto.

Miura, que escalou o Everest pela primeira vez em 2003 e repetiu o feito cinco anos mais tarde, toma o recorde de homem mais velho a subir a montanha que pertencia ao nepalês Min Bahadur Sherchan, que atingiu o cume aos 76 anos, em 2008.

– O recorde não é tão importante para mim – disse Miura à Reuters em abril, antes de rumar para o Everest. “O importante é chegar ao topo.”

Leia também

Sua subida foi acompanhada de perto no Japão, com telefonemas e envio diário de fotografias da aventura, incluindo uma noite em que ele e seus companheiros alpinistas beberam chá verde japonês e comeram sushi enrolado à mão em sua barraca no alto da montanha.

Aventureiro de destaque, Miura desceu o Everest de esquis a partir do colo sul, em 1970, uma façanha que se tornou tema de um documentário. Ele já esquiou abaixo as montanhas mais altas de cada um dos sete continentes, seguindo a tradição de seu pai Keizo, que esquiou abaixo o Mont Blanc aos 99 anos.

Ele treinou para a escalada do Everest por meio de caminhadas em Tóquio carregando pesos e corridas em uma esteira dentro de uma sala especial com pouco oxigênio em sua casa.

Cerca de 4 mil alpinistas chegaram ao cume do Everest desde a subida pioneira em maio de 1953. Cerca de 240 pessoas perderam a vida em suas encostas.

O recorde de Miura pode durar pouco tempo. O nepalês Min Bahadur Sherchan, de 81 anos, planeja começar a subir o Everest no fim de semana.

Agência Reuters

Recomendações

COMENTÁRIOS