Pragmatismo Político (P)
Blogosfera 25/Abr/2013 às 17:40 COMENTÁRIOS
Blogosfera

Facebook censurou Pragmatismo Politico?

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 25 Abr, 2013 às 17h40

O Facebook ainda não bloqueou nem excluiu a nossa página, mas impôs restrições que afugentam leitores e obstaculizam o nosso crescimento. Pedimos a atenção de todos os amigos

Muitos leitores entraram em contato com Pragmatismo Político nesta quinta-feira (24/05) para relatar um problema em comum. Ao tentar acessar o conteúdo do site através de links divulgados no Facebook, foram surpreendidos com uma advertência sobre a procedência da página que, de acordo com a rede social, é de origem duvidosa e possivelmente insegura.

Após o alerta, duas opções são oferecidas ao leitor, que pode escolher entre marcar a caixinha ‘lixo eletrônico’, ou ‘não é spam’. Um detalhe: a opção lixo eletrônico aparece em primeiro plano e destacada com fundo azul, numa evidente indução para que seja ela a selecionada. Pedimos aos amigos leitores para não clicarem nesta opção, pois estarão prestando um desserviço ao site.

Observe:

censura facebook

Leitores de Pragmatismo Político, Dadado Gonçalves, João Guillherme e Ivo Villanova relatam os empecilhos

censura facebook

O amigo Guilherme Santi também denuncia manobra do Facebook

Para dificultar ainda mais a repercussão das nossas matérias, foi também inserida uma tela em que o usuário é obrigado a digitar um código para compartilhar o conteúdo na rede social com os seus amigos. Veja:

censura facebook

Facebook só permite compartilhamentos de Pragmatismo Politico após inserção de código

Outro amigo leitor fala em censura. De acordo com Bruno Mendes, o Facebook está ocultando de sua timeline as curtidas em matérias de Pragmatismo Politico:

censura facebook

(Imagem – Reprodução)

Histórico do site

Pragmatismo Político já soma mais de quatro anos online na web em uma trajetória indiscutivelmente idônea. A credibilidade do site é atestada por mais de 100 mil visitantes únicos diários, que acessam o espaço em busca de conteúdos reflexivos e que estimulem o senso crítico. A nossa responsabilidade programática, com combate à intolerância, defesa da igualdade e do desenvolvimento social é tão somente uma comprovação de compromisso com o leitor.

Independência

Pragmatismo Político não conta com a ajuda de doações, parceiros financeiros, nem obtém contratos com empresas públicas ou privadas para se manter online. Todas as nossas despesas são pagas com os recursos arrecadados através dos programas de afiliados. Essa observação se faz necessária para ressaltar que não abrimos mão de nossa independência editorial.

Denúncias contra a censura

facebook censura

Facebook quer censurar Pragmatismo Politico?

É pauta recorrente em Pragmatismo Politico a luta pela descentralização da informação através do enfrentamento do monopólio da comunicação. Não deixa de ser curioso que um veículo de mídia alternativa esteja sendo vítima exatamente do que se propõe a combater.

Não nos privamos de denunciar, em outras oportunidades, alguns atos questionáveis promovidos pelo próprio Facebook (links abaixo). Nem por isso a rede social nos aplicou punições, restrições, ou fez ameaças. Por esta razão ainda trabalhamos com a hipótese de que tudo isso não passa de algum procedimento de segurança padrão ou de alguma falha na proteção do sistema de segurança da supracitada rede social.

** O Facebook tem algum problema com as mulheres?

** Garoto com síndrome de down tem foto bloqueada pelo facebook

** Facebook censura fotos da Marcha das Vadias e reacende polêmica sobre proibições

Conhecemos e respeitamos todas as regras do Facebook e, obviamente, nenhuma delas foi violada. Não, o Facebook não bloqueou nem excluiu a nossa página, mas impôs restrições que afugentam leitores e obstaculizam o nosso crescimento.

Pragmatismo Politico entrou em contato com a administração do Facebook, mas não houve retorno até o fechamento desta publicação.

Edição, Pragmatismo Politico

Recomendações

COMENTÁRIOS