Pragmatismo Político (P)
Rede Globo 05/Mar/2013 às 08:47 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Ibope da Rede Globo sofre declínio histórico

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 05 Mar, 2013 às 08h47

Principais programas da TV Globo, maior emissora de comunicação do Brasil, têm queda de ibope

Uma análise de ibope de seus principais produtos fixos (não incluídos os sazonais como “BBB”, “F1”, futebol etc.) aponta que a emissora vem sofrendo queda sistemática de audiência na maioria de seus produtos. E não adianta usar a desculpa de que “oh, boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet”, porque isso não é verdade.

Aos poucos vão fazendo sentido as profundas mudanças que a Globo fez em vários de seus escalões neste ano.

Os números de visualizações de atrações na internet ainda é muito pequeno para afetar a conta toda. Nem a TV paga ainda conta. O produto importante ainda é, e continuará a ser por um bom tempo, a TV aberta. Vejamos as quedas nas tabelas abaixo:

queda ibope globo audiência

Principais programas da Globo têm queda de ibope

Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi “Avenida Brasil”, com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share. Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual “Salve Jorge”.

Leia também

As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram marcantes quedas. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share (share é a participação do programa no número de TVs ligadas; ou seja, do tanto de TVs ligadas àquela hora, X% estavam assistindo a novela tal…). Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share. Cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP.

Afunda, afunda

De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano “Esporte Espetacular”, que caiu 16% no ibope e 10% no share. Esse seria um motivo da reação do público à presença de Tande que, como excelente jogador de vôlei, é um insosso apresentador.

Outro em queda

Outra atração fixa que chama a atenção por estar tendo má performance é o “Caldeirão do Huck”. O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share. As mudanças promovidas no “Bom Dia Brasil” também não parecem ter surtido muito efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o “Fala Brasil” da Record, tudo indica.

Ninguém parece ter ficado muito surpreso com a transferência do programa de Fátima Bernardes para o núcleo de Boninho. Já era esperada uma guinada ainda maior rumo à popularização do programa – para alguns, com ar elitista demais.

Pode esperar a partir de agora cada vez mais sambistas e quadros-reality no matinal da Globo. Não se espantem, se “Encontro com Fátima” virar uma espécie de cover do “Esquenta”, de Regina Casé.

Informações da Folha de S.Paulo

Recomendações

COMENTÁRIOS