Luis Soares
Colunista
América Latina 07/Mar/2013 às 10:32 COMENTÁRIOS
América Latina

Os dez vídeos mais marcantes de Hugo Chávez

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 07 Mar, 2013 às 10h32

Dez vídeos emblemáticos de Hugo Chávez. Para além do bolivarianismo, venezuelano deixa também momentos intensos; veja alguns

Ao longo dos anos em que esteve à frente da Venezuela, o presidente Hugo Chávez — que morreu nesta terça-feira (5/3), vítima de um câncer aos 58 anos de idade — protagonizou momentos memoráveis.

chávez vídeos venezuela

Depois de dois anos e quatro cirurgias, o militar e político Hugo Chávez não resistiu ao câncer e faleceu

No topo de palanques empunhando um microfone, discursando para chefes de Estado no auditório das Nações Unidas, na transmissão de comunicados oficiais ou em entrevistas para jornalistas. Reunimos abaixo alguns dos vídeos mais emblemáticos do líder bolivariano.

1.) O cheiro de enxofre

Em 2006, na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas): ao discursar no mesmo púlpito onde George W. Bush havia estado no dia anterior, Chávez fez o sinal da cruz ao mencionar o então presidente dos EUA, “el diablo”, e disse que a sua presença ainda exalava enxofre.

Três anos mais tarde, já sob a presidência de Barack Obama, o venezuelano diz que o odor já não é mais o mesmo…

2.) Yankees de…!

Em solidariedade ao presidente boliviano, Evo Morales, Chávez decide também expulsar o embaixador norte-americano no país. Em discurso no mês de setembro de 2008, o presidente foi enfático: “vão ao c**! Yankees de mer***! Porque aqui há um povo digno!”.

3.) Alca

Militando contra a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Chávez criticou o imperialismo norte-americano. “Já foi chamada de Doutrina Monroe. Mais recentemente, de iniciativa para as Américas. E agora, Alca”.

4.) Uma canção para Hillary

Em junho de 2010, Chávez dedicou uma canção à então secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Dias antes, ela havia dito que se sentia mal com a realidade do povo venezuelano. Em resposta, cantarolou diante de uma plateia cheia.

5.) Rockstar

Durante a campanha para as eleições presidenciais de outubro do ano passado, Chávez atacou de guitarrista em um comício. Encorajado pela vocalista, subiu no palco e saltitou com um contra-baixo na mão.

6.) Maradona, o maquinista

Dirigindo-se a milhares de estudantes na Argentina, Chávez chamou para mais perto o ídolo Diego Armando Maradona, “o maquinista do trem da alma”. [a partir dos 0:47]

7.) Dor de barriga em cadeia nacional

Hugo Chávez conta a cômica história do dia em que estava, como de praxe, cumprindo o corpo-a-corpo da agenda presidencial. Só havia um pequeno problema: estava com diarreia e sendo transmitido ao vivo em cadeia nacional para o país. “Como eu suava, meu Deus!”

8.) Donos da Globo

Em entrevista coletiva, Chávez responde à pergunta de um repórter brasileiro do jornal O Globo e fala sobre os meios de comunicação na Venezuela e no Brasil. Quanto aos donos do veículo brasileiro, são “cachorros do imperialismo norte-americano”.

9.) Roda Viva: Chávez fala sobre o golpe de 2002

No Brasil, em março de 2005, Chávez é o entrevistado do programa Roda Viva, transmitido pela TV Cultura. Neste trecho, fala sobre os acontecimentos durante o curto golpe de Estado que sofreu em 2002, quando, em abril, ficou por dois dias afastado da presidência do país.

10.) O último pronunciamento público

No dia 9 de dezembro de 2012, em seu último pronunciamento, Chávez anuncia que fará nova cirurgia em Cuba e pede união. “Ouçam-me bem. Se ocorrer algum imprevisto que me impossibilite de terminar o mandato presidencial para o qual fui eleito…”

Leia também

Revista Samuel

Recomendações

COMENTÁRIOS