Luis Soares
Colunista
Ditadura Militar 21/Mar/2013 às 12:47 COMENTÁRIOS
Ditadura Militar

Atuação da ROTA na ditadura será homenageada pela Câmara de São Paulo

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 21 Mar, 2013 às 12h47

Câmara de São Paulo homenageará matadores da OBAN por ações na ditadura militar. Decreto legislativo é do vereador coronel Telhada (PSDB)

A Câmara de São Paulo aprovou a concessão da Salva de Prata — homenagem da Casa cedida em sessão solene pelos relevantes serviços prestados a sociedade – ao batalhão das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

O projeto de decreto legislativo 02-00006/2013, de autoria do vereador coronel Telhada (PSDB), justifica a homenagem, dentre outras coisas, pelas “campanhas de guerra”, como os feitos da companhia chamada Boinas Negras que atuou durante a ditadura militar perseguindo guerrilheiros da esquerda como Carlos Lamarca e Carlos Marighella.

rota ditadura homenagem câmara sp

Câmara de São Paulo homenageará ROTA por ações na ditadura militar. Projeto é do vereador coronel Telhada (PSDB)

Na justificativa, Telhada diz que a Rota se destacou no que a Polícia Militar chama de campanha do Vale do Rio Ribeira do Iguape, em 1970, “para sufocar a Guerrilha Rural instituída por Carlos Lamarca”.

Leia também

O texto de Telhada aprovado pelos vereadores, retirado do portal da PM, também conta a história da origem dos Boinas Negras.

A sessão em que será feita a homenagem ainda não tem data marcada.

Poder Online

Recomendações

COMENTÁRIOS