Luis Soares
Colunista
Academia 23/Nov/2012 às 11:32 COMENTÁRIOS
Academia

Escritor Luis Fernando Veríssimo encontra-se internado em estado grave

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 23 Nov, 2012 às 11h32

Um dos principais cronistas da literatura brasileira, autor de Os Espiões, Comédias da Vida Privada, Ed Mort, O Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté e da série de quadrinhos As Cobras, Verissimo é filho do romancista Erico Verissmo (1905-1975)

O escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, está internado em estado grave no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele deu entrada no hospital na tarde de quarta-feira (21), está sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

luis fernando veríssimo internado hospital

Médicos afirmam que estado de saúde de Veríssimo é grave. Escritor tem infecção generalizada. (Foto: Arquivo)

A assessoria de imprensa do hospital confirmou que o estado de saúde do escritor é grave. De acordo com os médicos, o escritor apresenta um quadro de infecção generalizada, possivelmente provocada por uma virose, como informou em coletiva a equipe médica do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (22). Ele deu entrada na CTI do hospital na noite de quarta-feira (21) com quadro infeccioso, cuja causa ainda é investigada pela equipe. O escritor teve perda renal, o que faz com que seja submetido a diálise, além de respirar por aparelhos.

Segundo o médico Nilton Brandão, superintendente médico do hospital, “o risco é real (de morte). Um quadro desses é considerado grave”. De acordo com a equipe médica, exames estão sendo feitos para determinar o que pode ter causado o quadro infeccioso, mas a causa provável é uma virose. O resultado dos exames deve ser divulgado nos próximos dias.

Leia também

A filha do escritor, Fernanda, diz que ainda não se sabe exatamente o que aconteceu e que ele estava com febre nos últimos dias e a família suspeitava de gripe.

Neste mês, Verissimo participou de eventos culturais pelo país, como o Festival Literário de Araxá (MG) e a Feira do Livro de Porto Alegre. Ele lançou um novo livro de crônicas, Diálogos Impossíveis, em outubro.

Um dos principais cronistas da literatura brasileira, autor de Os Espiões, Comédias da Vida Privada, Ed Mort, O Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté e da série de quadrinhos As Cobras, Verissimo é filho do romancista Erico Verissmo (1905-1975).

Em julho deste ano, o escritor abriu a décima edição da Flip, em Paraty (RJ) — quando a festa literária comemorou seu décimo aniversário. Com um discurso breve e bem-humorado, lembrou uma gafe cometida no evento quatro anos antes.

Em 2008, ele mediou uma palestra do dramaturgo Tom Stoppard. Nervoso diante do “monstro”, forma como ele, tímido notório, se refere ao público, acabou dizendo: “É um grande prazer estar aqui na Clip”. “Quatro anos depois, acho que a Flip quis me dar a oportunidade de corrigir minha gafe”, comentou.

Vermelho e Folha de S. Paulo

Recomendações

COMENTÁRIOS